Sobre o PosLin - História do Programa

Consulte o histórico de coordenações, a contextualização do Programa, legislação e atas de reuniões do colegiado.

Origem e etapas de constituição

Desde a década de 50 do século XX, no âmbito da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, até o ano de 1973, já no âmbito da Faculdade de Letras - criada em 1968 - eram constituídos concursos de Livre-docência e de doutoramento para cátedras de Língua Portuguesa, Língua Latina, Literatura Brasileira e Literatura Latina. Através desses concursos, nomes expressivos como Angela Vaz Leão, em 1959, e Affonso Romano de Sant'ana, em 1969, receberam os títulos de doutorado. A titulação desses e de outros professores na UFMG foi essencial para a criação de cursos formais de pós-graduação, tanto na própria Universidade como em outras instituições do País.

A origem do atual Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN) deu-se em 1973, com a criação do Curso de Pós-Graduação em Letras ( clique aqui para o acesso à Ata da Reunião para Constituição do Colegiado do Curso em 22/03/1973 e à Ata da Primeira Reunião do Colegiado em 16/04/1973). Seis áreas de concentração compunham a estrutura acadêmica do Mestrado em Letras: Linguística, Teoria da Literatura, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Inglesa e Língua Francesa (não efetivada). A primeira sessão de defesa de dissertação ocorreu em 1977, na área de Linguística, pelo mestrando Francisco de Filippo, orientado pelo Prof. Mário Alberto Perini (veja detalhes a partir do menu 'Teses/dissertações' desta página web). O primeiro Colegiado contou com os seguintes membros, todos docentes do Curso: Ângela Vaz Leão, Eunice Souza Lima Pontes, José Henrique Santos e Rubens Costa Romanelli (Presidente).

Posteriormente, em 1994, o Curso de Pós-Graduação em Letras desmembrou-se em dois novos cursos: Curso de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Curso de Pós-Graduação em Letras-Estudos Literários. O Curso de Estudos Linguísticos constituiu-se, desse modo, a partir das áreas de Linguística, Língua Portuguesa e parte da Língua Inglesa do antigo curso ( clique aqui para o acesso à Ata da Primeira Reunião da Comissão Organizadora do Curso de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos em 24/06/1994). Participaram da Comissão Organizadora os seguintes membros: Else Ribeiro Pires Vieira, Gladys de Souza Magalhães (representante discente), Lorenzo Teixeira Vitral, Marco Antônio Oliveira, Milton do Nascimento, Mike Dillinger (Coordenador) e Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva (Subcoordenadora). Com a criação do novo curso, duas áreas de concentração foram constituídas: Linguística e Linguística Aplicada. Em 30/9/1996, ocorreu a primeira sessão de defesa de doutorado em Estudos Linguísticos, por Maria Elizabeth Fonseca Saraiva, orientada pelo Prof. Mário Alberto Perini (veja detalhes a partir do menu 'Teses/dissertações' desta página web).

Em 2007, o Programa estava em franco crescimento e transformação. Percebia-se uma ampliação das abordagens teóricas em decorrência de uma valorização da pesquisa e também por causa de melhorias na qualidade da capacitação dos pesquisadores do Programa. Do ponto de vista institucional, este desenvolvimento foi consolidado por políticas de capacitação profissional, bem como através de investimentos das agências governamentais. Assim sendo, a Assembleia dos docentes recomendou ao Colegiado a divisão da área de Linguística em duas: (a) Linguística Teórica e Descritiva e (b) Linguística do Texto e do Discurso. A partir de então, o Programa se reorganizou em três áreas de concentração, quais sejam: (i) Linguística Teórica e Descritiva; (ii) Linguística do Texto e do Discurso e (iii) Linguística Aplicada. As modificações na divisão das áreas, na criação/reorganização de linhas e na proposta de estrutura curricular não foram implementadas de imediato. Aguardou-se o ano de 2009 para sua realização, com vistas ao começo de um novo triênio de avaliação em 2010. Assim sendo, desde o ano supracitado, o Poslin está buscando aprimorar toda a sua estrutura, em uma busca pela excelência em todos os âmbitos.

No segundo semestre de 2011, um estudo apresentando uma nova organização para a proposta pedagógica do curso foi aprovado pelo Colegiado do Programa. No mesmo ano, a Pró-reitoria de Pós-graduação da UFMG deu sua anuência para que as mudanças fossem empreendidas a partir de 2012. Na nova proposta, cada área de concentração conta com um currículo composto por atividades acadêmicas de fundamentos (com vistas a tratar de conhecimentos de base das áreas) e de tópico variável (cujo objetivo é atender às especificidades das linhas de pesquisa). Todas as atividades acadêmicas são optativas, mas as atividades de fundamentos são oferecidas anualmente e são fortemente recomendadas a todos os alunos. Esta nova reformulação tem permitido uma maior inter-relação entre projetos de pesquisa, linhas de pesquisa e áreas de concentração.

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