UFMG
UFMG
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS

Perguntas frequentes

1) Quando ocorre o processo seletivo do POSLIN?

 A seleção para mestrado e doutorado acontece no segundo semestre de cada ano. Para ter informações sobre os editais, acompanhe o site do Poslin, em Seleção M/D , www.poslin.letras.ufmg.br/selecaodocs.php.

2) Como saber os projetos desenvolvidos pelos professores do POSLIN?

No site do Poslin é possível buscar os projetos por cada linha de pesquisa ou pelos professores vinculados ao Programa. Acesse: http://www.poslin.letras.ufmg.br/projeto.php.

3) Como comprovar proficiência em língua estrangeira?

A Resolução 02/2020 dispõe sobre critérios para fins de comprovação de proficiência em língua estrangeira/ou adicional em processos seletivos do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFMG, bem como os testes de proficiência aceitos pelo Programa. Para ter acesso à Resolução acesse: http://www.poslin.letras.ufmg.br/legislacao.php.

4) Como realizo minha matrícula nas disciplinas do POSLIN?

Se você é aluno novato, a matrícula é feita via formulário Requerimento de matrícula, que está no site do Poslin, em Formulários > Discentes poslin.letras.ufmg.br/formsdiscentes.php. A data de entrega sempre é informada pela secretaria por e-mail.

Se você é aluno veterano, a matrícula é feita pelo Portal Minha UFMG nas datas definidas no calendário do Programa www.poslin.letras.ufmg.br/cal.php. Caso sua matricula não seja efetivada dentro do prazo das matrículas online, você deverá enviar o formulário de Requerimento de matrícula, no início do próximo semestre , nas datas definidas no calendário do Programa.

Caso seja aluno de outro Programa da UFMG, a matrícula deve ser feita na modalidade Eletiva. Veja o procedimento em: www.poslin.letras.ufmg.br/ofertaeletivas.php

Caso não possua vínculo com a UFMG, a matrícula deve ser feita na modalidade Isolada. Veja o procedimento em: www.poslin.letras.ufmg.br/ofertaisoladas.php.

5) Como alterar ou trancar a minha matrícula?

A alteração de matrícula pode ser feita, até a data estipulada no calendário do Poslin, por meio do formulário Alteração de matrícula, disponível na página de formulários discentes do site do Programa www.poslin.letras.ufmg.br/formsdiscentes.php.

Importante: o aluno deve estar matriculado em ao menos uma atividade no semestre. A matrícula em Elaboração de Trabalho Final só é permitida a alunos que já tenham completado os 24 créditos ou que já tenham o projeto definitivo aprovado pelo Colegiado.

O trancamento parcial de matrícula pode ser feito, até a data estipulada no calendário do Poslin, por meio do formulário Trancamento parcial de matrícula, disponível na página de formulários discentes do site do Programa www.poslin.letras.ufmg.br/formsdiscentes.php.

O trancamento total de matrícula pode ser feito, até a data estipulada no calendário do Poslin, por meio do Acesso Restrito do site do Programa, conforme as instruções disponíveis no documento Trancamento total de matrícula, disponível na página de formulários discentes do site do Programa http://www.poslin.letras.ufmg.br/formsdiscentes.php.

Os formulários devem ser enviados preenchidos e assinados para o email do Poslin (poslin@letras.ufmg.br).

6) Estou com problemas para acessar o Moodle, como proceder?

 Alunos e ex-alunos com problemas no acesso ao Portal Minha UFMG devem entrar em contato com o suporte DTI por e-mail (suporte@dti.ufmg.br); alunos de isoladas precisam enviar um documento com foto (para o mesmo email) para terem acesso ao Moodle.

7) Quando devo submeter o meu projeto definitivo?

O prazo para submissão do projeto de mestrado é de 12 meses, contados a partir do início do semestre letivo de ingresso do aluno.

O prazo para submissão do projeto de doutorado é de 18 meses, contados a partir do início do semestre letivo de ingresso do aluno.

As instruções para submissão do projeto estão disponíveis no documento Submissão de projeto de dissertação/tese, disponível na página de formulários discentes do site do Programa  http://www.poslin.letras.ufmg.br/formsdiscentes.php.

Se o seu projeto necessita de passar pelo Comitê de Ética, acesse o site da Câmara de Pesquisa da FALE para saber os requisitos necessários http://www.letras.ufmg.br/cpq/.

*A aprovação do COEP é obrigatória para todos os tipos de pesquisa que envolva experimentos com pessoas, ainda que esses experimentos sejam somente em ambiente virtual.
Aplicando-se a pesquisas em todos os níveis (graduação, especialização, mestrado e doutorado) e para alunos e docentes.

8) Qual o meu prazo para prestar o exame de qualificação?

Todo aluno matriculado no curso de doutorado deverá se submeter ao Exame de Qualificação no prazo de 36 meses, contados a partir do início do semestre letivo de ingresso no curso.
As instruções para marcação do exame de qualificação estão disponíveis nesta página: http://www.poslin.letras.ufmg.br/procdef.php .

9) Qual o meu prazo para defesa?

O prazo para defesa de dissertação (mestrado) é de 24 meses, contados a partir do início do semestre letivo de ingresso do aluno.

O prazo para defesa de tese (doutorado) é de 48 meses, contados a partir do início do semestre letivo de ingresso do aluno.

As instruções para marcação da defesa estão disponíveis nesta página:  http://www.poslin.letras.ufmg.br/procdef.php.

10) Como solicitar a prorrogação do meu prazo (projeto, qualificação ou defesa )?

A prorrogação de prazo deve ser solicitada com pelo menos 30 dias de antecedência do prazo atual.
As instruções para requerimento de prorrogação de prazo estão disponíveis no documento Solicitação de prorrogação de prazo, disponível na página de formulários discentes do site
do Programa http://www.poslin.letras.ufmg.br/formsdiscentes.php.

11) Como solicitar aproveitamento de créditos cursados dentro e fora do POSLIN?

Por meio do formulário Aproveitamento de créditos, disponível na página de formulários discentes do site do Programa  http://www.poslin.letras.ufmg.br/formsdiscentes.php.
O formulário preenchido e assinado (pelo aluno e orientador), juntamente com a documentação comprobatória, deve ser enviado para o email do Poslin (poslin@letras.ufmg.br).

A quantidade máxima de créditos a ser solicitada no pedido de aproveitamento é 18.

O interessado deverá ler a regulamentação em http://www.poslin.letras.ufmg.br/docs/regulamento_poslin__final_13062018.pdf?src=21711 (artigo 34 e 35)

Obs.: os alunos que cursarem disciplinas eletivas deverão solicitar a integralização dos créditos.

12) Devo realizar estágio docência?

O estágio docência na graduação é exigido de todos os doutorandos que sejam bolsistas Capes. A carga horária do estágio deve ser de 60 horas/aula.
Antes de iniciar o estágio, o aluno deve enviar para a secretaria o Plano de estágio docência, documento disponível na página de formulários discentes do site do
Programa www.poslin.letras.ufmg.br/formsdiscentes.php.

Poderá ser dispensado do estágio docência o aluno que comprovar exercício de atividade docente no ensino superior (com carga horária equivalente a 60 horas/aula).
Para solicitar a dispensa, o aluno deve enviar para a secretaria o formulário de Dispensa de estágio docência, documento disponível na página de formulários discentes do site do Programa www.poslin.letras.ufmg.br/formsdiscentes.php.

13) Como consigo o meu histórico?

Alunos e ex-alunos conseguem emitir o histórico on-line, sem custo e com autenticação por QRcode, por meio de acesso ao Minha UFMG https://sistemas.ufmg.br/iaWeb.
Problemas de acesso ao sistema podem ser resolvidos com a DTI (suporte@dti.ufmg.br).

14) Como concorrer a uma bolsa?

A seleção de bolsas do Poslin é anual e regida pela Resolução nº 02/2019, disponível na página de Legislação do site do Programa  www.poslin.letras.ufmg.br/legislacao.php.
O aluno classificado na Seleção não receberá a bolsa automaticamente. Ele será convocado à medida que as cotas de bolsas forem sendo disponibilizadas (por defesa ou desistência de atuais bolsistas), obedecendo a ordem classificatória da Seleção.

Além da Resolução de bolsas do Programa, devem ser observadas as regras das agências de fomento.

Mapa de Bolsas: www.poslin.letras.ufmg.br/bolsasmapa.php .

15) Posso solicitar auxílio financeiro para apresentação de trabalho em eventos?

Sim, o Programa auxilia financeiramente os alunos que vão apresentar trabalho em algum evento científico nacional ou internacional.
Acesse este link www.poslin.letras.ufmg.br/auxiliodiscentes.php para saber como solicitar e as regras para prestação de contas.

16) Quando solicitar meu diploma?

O diploma deve ser solicitado APENAS APÓS a emissão do atestado de entrega de trabalho acadêmico para a universidade. O atestado é enviado ao aluno, por email, pelo Repositório.

Dúvidas ou informações sobre prazo de emissão de atestado, entre em contato com o Repositório da UFMG : repositorio-trabacad@servicos.ufmg.br

Para maiores informações sobre o depósito no site do Repositório LEIA as "Orientações para o depósito de trabalho acadêmico no Repositorio da UFMG"www.poslin.letras.ufmg.br/formsdiscentes.php

Para solicitar o diploma, envie o formulário Requerimento de emissão de diploma, disponível no site do Programa, www.poslin.letras.ufmg.br/formsdiscentes.php, junto com os comprovantes solicitados, para o email da secretaria (poslin@letras.ufmg.br). A secretaria iniciará o processo de diploma, que continuará por outros setores da UFMG até a sua emissão e entrega ao ex-aluno.

Mantenha seu endereço eletrônico atualizado junto ao programa, para que possamos avisá-lo quando o diploma estiver disponível para entrega.

Caso tenha urgência na emissão do diploma, envie o formulário de prioridade diplomas UFMG, disponível no site do Programa, www.poslin.letras.ufmg.br/formsdiscentes.php, juntamente com os comprovantes solicitados, para o email da secretaria (poslin@letras.ufmg.br).

17) Como desenvolver minha pesquisa de pós-doutorado junto ao POSLIN?

As instruções para requerimento de residência pós-doutoral junto ao Programa estão disponíveis nesta página: www.poslin.letras.ufmg.br/posdoutnormas.php.

Redes sociais
Twitter PosLin

@poslin

Facebook PosLin

/ufmgposlin

Twitter PosLin
Poslin

Av. Antônio Carlos, 6627 - Sala 4035 - Pampulha
Belo Horizonte - MG - CEP 31270-901
Telefone: 3409-5492 e-mail: poslin@letras.ufmg.br
**Durante a pandemia o atendimento será preferencialmente por email