Credenciamento de Professores

Para se credenciar, junto ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos/UFMG, o docente, permanente, colaborador ou visitante, deve ter o grau de Doutor ou título equivalente.

O credenciamento pleno para Mestrado exige que o requerente tenha, no quadriênio anterior à solicitação: a) cinco publicações do tipo 1 (livros, capítulos de livros, artigos em periódicos etc), entre eles, pelo menos, um artigo em periódico nacional ou internacional; b) projeto(s) de pesquisa compatível(is) com a(s) linha(s) de pesquisa para a(s) qual(is) solicita credenciamento; c) a conclusão bem sucedida, de pelo menos uma orientação de iniciação científica ou de monografia de graduação.

O credenciamento pleno para Doutorado exige que o requerente, no quadriênio anterior à solicitação, tenha: a) cinco publicações do tipo 1 (livros, capítulos de livros, artigos em periódicos etc), entre eles, pelo menos, um artigo em periódico nacional ou internacional; b) duas orientações de mestrado concluídas; c) pelo menos, uma disciplina de 60 h/a ministrada em pós-graduação stricto sensu.

Para se recredenciar, além de apresentar o mesmo tipo de produção científica requerida para credenciamento, o docente deverá ter orientado ou estar orientando, pelo menos, duas dissertações ou teses, ou ter ofertado pelo menos seis vagas para Mestrado e/ou doutorado no quadriênio anterior à solicitação, e ter ministrado ou estar ministrando 60 h/a no PosLin, no quadriênio em questão.

Para credenciamento inicial, o docente deve baixar o formulário 'credenciamento inicial M/D' no quadro abaixo e enviá-lo, acompanhado dos comprovantes, para o e-mail do PosLin (poslin@letras.ufmg.br), com cópia para a coordenação (coordposlin@gmail.com).

Para recredenciamento, o docente deve baixar o formulário 'recredenciamento M/D' no quadro abaixo e enviá-lo, acompanhado dos comprovantes, para o e-mail do PosLin (poslin@letras.ufmg.br), com cópia para a coordenação (coordposlin@gmail.com).

No quadro abaixo também é possível ter acesso à Resolulão 02/2017, que reedita a Resolução nº 02/2012 e nº 02/2013, que estabelecem critérios para o credenciamento e o recredenciamento de docentes no Programa. Além disso é possível acessar o modelo de acordo formal, necessário no caso de professores externos.

Atenciosamente,

A Secretaria.

Documento/Link
Formato
Tamanho
Baixar/acessar
Credenciamento Inicial M/D
35K
Recredenciamento M/D
31K
Resolução 02/2017
178K
Credenciamento M/D - Acordo formal (para docentes externos ao Poslin)
13K
Redes sociais
Twitter PosLin

@poslin

Facebook PosLin

/poslin

Twitter PosLin
Poslin

Av.Antônio Carlos, 6627 Sala 4035 - Pampulha
Belo Horizonte - MG - CEP 31270-901
Fone: (31) 3409-5492
Atendimento externo: 13:30 às 17:00 horas