PosLin

Proposta do Programa - Objetivos

Consulte a Estrutura Curricular

Objetivo geral

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN) tem por finalidade formar pessoal qualificado para o exercício das atividades profissionais de ensino e pesquisa, a partir dos cursos de Mestrado e de Doutorado em Estudos Linguísticos. Em nível de Pós-doutorado, o programa tem por meta promover estudos de alto nível, proporcionar a capacitação e atualização de conhecimentos, além de reforçar a integração entre o Programa e os grupos de pesquisa nacionais e internacionais. Em todos os níveis, o Poslin objetiva a constante busca da inovação e da excelência em todos os âmbitos: pesquisa, ensino e extensão.

Objetivos específicos

São três os objetivos específicos:

(i) Em relação aos alunos em formação e aos alunos egressos:

(a) Em nível de Mestrado, temos por meta oferecer oportunidades para que o aluno aprofunde seu conhecimento acadêmico, bem como desenvolva suas habilidades para realizar pesquisas na área de Estudos Linguísticos, vinculando-se a uma linha de pesquisa do Poslin, bem como aos núcleos e aos laboratórios relacionados. Espera-se que adquira conhecimentos necessários para a elaboração de uma dissertação cujo conteúdo revele capacidade de sistematização e domínio da metodologia científica pertinente, conforme parâmetros estabelecidos no Regulamento do Poslin. Temos por finalidade, igualmente, a conscientização da importância da crítica e do debate científicos, o que se dá por meio do incentivo à publicação de artigos e à participação em eventos no país e também por meio de comunicações do corpo docente esclarecendo sobre a necessidade de integração do corpo discente nos núcleos e laboratórios ligados ao Poslin. Estas medidas visam a uma formação mais global e integrada à realidade da academia no Brasil.

(b) Em nível de Doutorado, objetivamos proporcionar meios para que o aluno não só aprofunde seu conhecimento acadêmico, mas também desenvolva suas habilidades para realizar pesquisa avançada, na área de Estudos Linguísticos, vinculando-se a uma linha de pesquisa do Poslin, bem como aos núcleos e aos laboratórios relacionados. A tese elaborada deve revelar uma contribuição significativa para o desenvolvimento do campo de conhecimento, com vistas à promoção do avanço do pensamento científico. É também objetivo do Programa incentivar a realização de estágio no exterior, pois o intercâmbio entre instituições proporciona uma formação mais abrangente. O inventivo à realização de estágio de docência é também uma meta, já que ajuda na formação do futuro docente. Temos por finalidade, igualmente, a conscientização da importância da crítica e do debate científicos, o que se dá por meio do incentivo à publicação de artigos e à participação em eventos no país e no exterior e também por meio de comunicações do corpo docente esclarecendo sobre a necessidade de integração do corpo discente nos núcleos e laboratórios ligados ao Poslin. Estas medidas visam a uma formação mais global e integrada à realidade da academia no Brasil.
(c) Em se tratando dos egressos, nosso objetivo é que, ao final do curso de mestrado e/ou de doutorado, tenhamos formado um profissional capacitado para realizar as atividades de docência e de pesquisa. Assim sendo, temos por finalidade formar mestres e doutores que tenham conhecimentos suficientes para serem docentes em universidades de renome, dedicarem-se à pesquisa e a orientações em nível inicial de mestrado (no caso de recém-formados) e futuramente em nível de doutorado, bem como ser capaz de manter ou criar novos grupos de pesquisa.
(d) Em nível de pós-doutoramento, o programa tem por meta promover estudos em nível avançado, proporcionando a capacitação e a atualização de conhecimentos. Pretende-se estreitar laços entre as instituições, favorecendo a troca de experiências e de saberes em âmbito nacional e internacional.

(ii) Em relação aos professores, o Poslin visa a promover e a apoiar o desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão que possibilitem a consolidação e a ampliação dos projetos e linhas de pesquisa que compõem o Programa. Pretende-se também incentivar o intercâmbio entre instituições nacionais e internacionais.

(iii) Em relação à instituição, o Poslin tem por meta contribuir para a consolidação de perfil de liderança na formação de quadros de professores-pesquisadores, através do fortalecimento de linhas de pesquisa, permanentemente alimentadas por novos projetos e novos pesquisadores.

Redes sociais
Twitter PosLin

@poslin

Facebook PosLin

/poslin

Twitter PosLin
Poslin

Av.Antônio Carlos, 6627 Sala 4035 - Pampulha
Belo Horizonte - MG - CEP 31270-901
Fone: (31) 3409-5492
Atendimento externo: 13:30 às 17:00 horas