Infraestrutura - Grupos no CNPq

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Grupo de Estudos da Oralidade e da Escrita - GEOE

Coordenadora: Profa. Dra. Maria Beatriz Nascimento Decat

O GEOE foi fundado em 2004 . Em seus quase 11 anos de existência, o grupo tem realizado pesquisas de aspectos textuais, discursivos e gramaticais do português, nas modalidades oral e escrita, procurando relacionar gramática e interação. Os trabalhos nele desenvolvidos vinculam-se a duas linhas de pesquisa: "Textualidade e Textualização em Língua Portuguesa" e "Estudos da Língua em Uso". Todos os trabalhos foram apresentados em congressos, nacionais e internacionais, e vários foram publicados em periódicos relevantes para a área. Desde sua fundação, o grupo tem interagido com o "Grupo de Estudos Funcionalistas da Linguagem", também do Diretório de Pesquisa do CNPq, e do qual o líder do GEOE faz parte. Desde 2012, alguns membros do grupo estão envolvidos no subprojeto "Grupo de Estudos da Teoria da Estrutura Retórica", integrado ao GEOE. O foco desse projeto é o estudo das relações retóricas emergentes entre partes do texto, com vistas ao estudo de sua coerência. O grupo tem por objetivo estudar os aspectos textuais, discursivos e gramaticais do português à luz do contínuo oralidade/escrita, em diferentes gêneros textuais, relacionados às operações gramaticais ou textual-discursivas envolvidas na interação linguística, procurando relacionar gramática e interação; descrever as relações de coerência, ou relações retóricas, que emergem das partes que constituem um texto, procurando contribuir para a caracterização do gênero textual estudado. Número de membros (docentes e discentes): dezenove (19). O grupo conta com membros de outras universidades como: Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, a Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP, a Universidade Federal de Alfenas-UNIFAL, o Centro Universitário de Patos de Minas-UNIPAM, a Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES e a Faculdade Pitágoras. Do grupo também faz parte pesquisador do Centro Pedagógico da UFMG. Durante o ano de 2014, dois pesquisadores realizaram estágio pós-doutoral, inserindo-se no subprojeto GER (Grupo de Estudos da Teoria da Estrutura Retórica) do Grupo GEOE/CNPq, a saber: Gustavo Ximenes Cunha (Unifal-MG) e Violeta Virgínia Rodrigues

Grupo de Estudos sobre a Articulação do Discurso

Coordenação: Janice Helena Silva de Resende Chaves Marinho e Janaína de Assis Rufino

Fundado em 2006, tem como objetivo reunir pesquisadores, professores e estudantes, vinculados ao Poslin (mas não necessariamente professores e alunos da FALE/UFMG), que têm por interesse de pesquisa os gêneros e tipos textuais, e as questões relacionadas à sua produção e a seu processamento.

Busca-se compreender o fenômeno da articulação textual/discursiva, bem como examinar as características e peculiaridades dos diferentes gêneros textuais e sua relação com a presença ou ausência de:

(1) marcadores linguísticos de relações de discurso;
(3) formas verbais canônicas ou não-canônicas;
(4) sinais de pontuação;
(5) operadores argumentativos, entre outros fenômenos, a partir de abordagens textuais, discursivas, funcionalistas, enunciativas ou cognitivistas. Atualmente o grupo é composto por 12 pesquisadores, mestres e doutores, e 14 estudantes de IC, mestrado e doutorado

A professora Micheline Mattedi Tomazi, do Departamento de Línguas e Letras e do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Linguística da UFES, esteve em pós-doc, no Poslin/FALE/UFMG, de agosto de 2013 a julho de 2014, sob a supervisão da líder do grupo, professora Janice Marinho. Sua pesquisa se intitula "Articulação discursiva em depoimentos sobre violência doméstica". Ela contou com o apoio do Programa Nacional de Cooperação Acadêmico (PROCAD).

Grupo no diretório do CNPq: Grupo de pesquisa VARFON-Minas/CNPq

Coordenadora: Maria do Carmo Viegas

O grupo foi fundado em 2008. Suas pesquisas focam os falares mineiros, especialmente em aspectos que diferenciam esses falares dos falares do português europeu. Buscamos assim explicar a implementação da variação e da mudança linguística. Buscamos também resgatar e valorizar marcas de identidade de várias comunidades de fala.

Os objetivos são:

1) Contribuir para a documentação e constituição de um banco de dados relativo aos dialetos mineiros, tendo em vista sistematizar/digitalizar a documentação a respeito desses dialetos;
2) Descrever e analisar os aspectos fonéticos, fonológicos, morfológicos e lexicais;
3) Descrever e analisar os aspectos sociolinguísticos e da formação sócio-histórica dos dialetos mineiros;
4) Contribuir para a formação de profissionais qualificados para atuar nas linhas de Variação e mudança, Sociolinguística, Dialetologia e Linguística Histórica, assim como em Teoria e Análise Linguística;
5) Discutir variação inter- e intradialetal, já que Minas Gerais é um Estado-chave no Brasil para essa discussão;
6) Discutir mudança linguística;
7) Discutir tipologicamente variação/mudança linguística. Número de membros: Docentes : 5 e Discentes : 4. Projeto coletivo do agrupamento: GRAVAR - Gramaticalização e variação PORTAL/CNPq - Português de Alagoas.

Grupo no diretório do CNPq: Estudos Críticos sobre Linguagens, Letramentos e Educação

Coordenadoras: Andréa Machado de Almeida Mattos e Míriam Lúcia dos Santos Jorge

O grupo foi fundado em05/04/2013. Tem por objetivo geral refletir sobre questões teóricas e práticas relacionadas aos estudos críticos da linguagem (em uso, midiática, literária, imagética ou multimodal), envolvendo também questões relacionadas à educação linguística e à formação do professor de língua, no âmbito do ensino de línguas materna e estrangeira.

São objetivos específicos do núcleo:

(a) propiciar o encontro e o debate teórico entre pesquisadores que atuam em áreas afins no campo dos estudos críticos da linguagem, estudos críticos da educação e formação crítica de professores;
(b) promover a intensificação do diálogo e da troca de experiências entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros nas áreas relacionadas ao foco de pesquisa do núcleo;
(c) fomentar pesquisas nas áreas relacionadas ao foco de interesse do núcleo, sempre dentro de uma perspectiva crítica, por meio de projetos individuais e coletivos;
(d) desenvolver projetos de ensino e extensão ligados às áreas de interesse do núcleo;
(e) divulgar as pesquisas e atividades dos membros do núcleo. Número de membros (docentes e discentes): 6 docentes. O grupo promoveu a realização da disciplina on-line: Letramentos Visuais; Professor convidado: Daniel Ferraz (UFES) - não houve financiamento. Recursos obtidos através do Edital 13/2012 - Pesquisa em Educação Básica - Acordo CAPES-FAPEMIG, e recebeu uma bolsa de mestrado, uma bolsa de iniciação científica, uma bolsa para professor de escola pública, uma bolsa de iniciação científica júnior e uma verba de R$1.000,00 (mil reais) para compra de livros nacionais. Projeto: Ensino / Aprendizagem de Línguas Estrangeiras: Educação Crítica pelos Novos Letramentos; Valor recebido: R$ 64.410,00; Vigência: junho/2013 a maio/2015.

Grupo no diretório do CNPq: Retórica e argumentação

Coordenadoras: Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho e Helcira Maria Rodrigues de Lima

O grupo foi fundado em 25/03/2014, e tem por objetivo estudar, publicar e divulgar textos, bem como reunir e formar pesquisadores nas áreas de história da retórica e da argumentação e sua caracterização nos discursos filosófico, literário, jurídico, científico, político, religioso e artístico. Número de membros:3 docentes e 13 discentes
Trata-se de um agrupamento com membros da FALE e da FAFICH. Atividades realizadas em 2014: Jornadas de retórica e argumentação 2014 - Com pesquisadores nacionais e internacionais convidados. Para as suas atividades, o grupo recebeu verbas oriundas do Edital Paie - Cenex e também do Poslin, através da verba PROEX.

Grupo no diretório CNPq: Análise Textual e Tradução- GRANT

Coordenadora: Profa. Dra. Célia Maria Magalhães

O grupo foi fundado e certificado em 2009. Seu enfoque são as variações de registro/gênero em textos literários e textos ilustrados infantis traduzidos ou retraduzidos, comparados aos textos-fontes e entre si. O objetivo geral do grupo é investigar padrões de variações de registro/gênero em traduções e retraduções de textos literários. O objetivo compreende, ainda, examinar tais variações sob a perspectiva da intermodalidade nos textos ilustrados infantis.
Descrição
O Grupo de Análise Textual e Tradução reúne pesquisas sobre a função interpessoal, a intervenção tradutória e o estilo de textos traduzidos em traduções e retraduções. As teorias adotadas são a Linguística Sistêmico-funcional orientada para registro/gênero, incluindo seu modelo de análise do discurso multimodal. São examinadas manualmente as variações dos sistemas semântico-discursivos em textos literários e textos ilustrados infantis, sob a perspectiva da retradução, e com o auxílio de ferramentas computacionais. O grupo congrega pesquisadoras (os), professoras (os) e alunas (os) do curso de Graduação em Letras, em trabalhos de iniciação científica e de conclusão do Curso de Bacharelado, e do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da UFMG, em nível de mestrado e doutorado. Congrega, ainda, pesquisadoras (os) e/ou professoras (os) de outras IES em supervisão de pós-doutorado.

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