UFMG
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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS

Infraestrutura - Grupos no CNPq

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Estudos Críticos sobre Linguagens, Letramentos e Educação

Líderes: Andréa Machado de Almeida Mattos e Míriam Lúcia dos Santos Jorge

O grupo foi fundado em 05/04/2013. Tem por objetivo geral refletir sobre questões teóricas e práticas relacionadas aos estudos críticos da linguagem (em uso, midiática, literária, imagética ou multimodal), envolvendo também questões relacionadas à educação linguística e à formação do professor de língua, no âmbito do ensino de línguas materna e estrangeira.

São objetivos específicos do núcleo:

(a) propiciar o encontro e o debate teórico entre pesquisadores que atuam em áreas afins no campo dos estudos críticos da linguagem, estudos críticos da educação e formação crítica de professores;
(b) promover a intensificação do diálogo e da troca de experiências entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros nas áreas relacionadas ao foco de pesquisa do núcleo;
(c) fomentar pesquisas nas áreas relacionadas ao foco de interesse do núcleo, sempre dentro de uma perspectiva crítica, por meio de projetos individuais e coletivos;
(d) desenvolver projetos de ensino e extensão ligados às áreas de interesse do núcleo;
(e) divulgar as pesquisas e atividades dos membros do núcleo. Número de membros (docentes e discentes): 6 docentes. O grupo promoveu a realização da disciplina on-line: Letramentos Visuais; Professor convidado: Daniel Ferraz (UFES) - não houve financiamento. Recursos obtidos através do Edital 13/2012 - Pesquisa em Educação Básica - Acordo CAPES-FAPEMIG, e recebeu uma bolsa de mestrado, uma bolsa de iniciação científica, uma bolsa para professor de escola pública, uma bolsa de iniciação científica júnior e uma verba de R$1.000,00 (mil reais) para compra de livros nacionais. Projeto: Ensino / Aprendizagem de Línguas Estrangeiras: Educação Crítica pelos Novos Letramentos; Valor recebido: R$ 64.410,00; Vigência: junho/2013 a maio/2015.

Retórica e argumentação

Líderes: Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho e Helcira Maria Rodrigues de Lima

O grupo foi fundado em 25/03/2014, e tem por objetivo estudar, publicar e divulgar textos, bem como reunir e formar pesquisadores nas áreas de história da retórica e da argumentação e sua caracterização nos discursos filosófico, literário, jurídico, científico, político, religioso e artístico. Número de membros:3 docentes e 13 discentes
Trata-se de um agrupamento com membros da FALE e da FAFICH. Atividades realizadas em 2014: Jornadas de retórica e argumentação 2014 - Com pesquisadores nacionais e internacionais convidados. Para as suas atividades, o grupo recebeu verbas oriundas do Edital Paie - Cenex e também do Poslin, através da verba PROEX.

Modelagem sistêmico-funcional da tradução e da produção textual multilíngue

Líder(es) do grupo: Adriana Silvina Pagano e Giacomo Patrocinio Figueredo

Criado em 2002, o grupo investiga a tradução e a produção textual multilíngue, abrangendo, tanto o processo de produção textual em tempo real, como seu produto. Os resultados informam a modelagem do domínio experiencial sob a perspectiva sistêmico-funcional e contribuem para o estudo da explicitação de significados em sua correlação com tipos de texto, sistemas linguísticos e demandas de processamento cognitivo em ambiente multilíngue. Atualmente desenvolve os projetos Construção do domínio experiencial na produção textual em ambiente multilíngue (CNPq 310630/2017-7); Pós-edição interativa como metodologia de tradução e adaptação cultural na área da Saúde (FAPEMIG APQ-01129-17); Habitat de inovação nos estudos da tradução mediado pelo enfoque empírico-experimental (Fapemig APQ-01.461-14/CNPq 446408/2014-0) e Empoder@-avaliação de intervenções orientadas ao autocuidado em diabetes (CNPq 432824/2016; FAPEMIG APQ-03865-16). O grupo participa no desenvolvimento de aplicativos móveis para autocuidado em saúde.

EXPECTRUM: Expertise em Tradução

Líder do grupo: Fabio Alves da Silva Junior

Criado em 1998, EXPECTRUM tem por objetivo geral examinar a expertise em tradução sob a perspectiva de teorias afiliadas ao conhecimento experto (Ericsson et al 2006). O grupo tem gerado metodologia inovadora que integra dados de rastreamento de teclado e mouse (keylogging) e o uso de rastreamento ocular (eyetracking) para a obtenção de dados do processo tradutório em condições experimentais e em tempo real. O grupo dialoga com outros grupos internacionais sobre o desenvolvimento da competência tradutória, sobretudo com a rede TREC (Translation, Research, Cognition and Empiricism). No momento, o foco das pesquisas recai sobre a interação entre seres humanos e computadores, mais precisamente na interação de tradutores com motores de tradução automática no decorrer de processos de pós-edição. Os resultados das pesquisas têm impacto em termos de inovação, desenvolvimento tecnológico e na produção de conhecimento científico. Atualmente desenvolve os projetos Modelling parameters of cognitive effort in translation production (MEMENTO); Funções cerebrais e aspectos comportamentais associados à tradução: investigando a interface entre comportamento cognitivo e características neurofisiológicas no processo tradutório (CNPq 30.8892/2015-1); Aspectos comportamentais e neurofisiológicos associados à tradução: processos inferenciais mensurados por meio de rastreamento ocular e ressonância magnética funcional (fMRI) e Habitat de inovação nos estudos da tradução mediado pelo enfoque empírico-experimental (Fapemig APQ-01.461-14) e participa da rede internacional TREC Network: Translation, Research, Empiricism and Cognition.

Observatório da Linguagem e Inclusão

Líderes: Adriana Silvina Pagano e Flávia Affonso Mayer

O grupo desenvolve pesquisa e extensão no campo da inclusão, tendo como foco o papel da linguagem na construção e representação de significados da experiência do mundo e os valores atribuídos às distintas representações, passíveis de gerar preconceito e exclusão. Busca-se produzir conhecimento inovador que contribua para a promoção do bem-estar e justiça e a redução das desigualdades. Busca-se, também, formar recursos humanos para a disseminação de práticas inclusivas. A equipe congrega especialistas de distintas áreas e conta com colaboradores nacionais e estrangeiros. Atualmente desenvolve o projeto Empoder@-avaliação de intervenções orientadas ao autocuidado em diabetes (CNPq 432824/2016; FAPEMIG APQ-03865-16) e participa da elaboração de aplicativos móveis acessíveis para autocuidado em saúde. O Observatório opera, ainda, como fonte de informação e de suporte ao debate público e mantém o diálogo contínuo com a sociedade por meio de publicações e eventos educacionais e científicos.

GESTE - Grupo de Estudos em Tradução e Expertise

Líder: Igor Antônio Lourenço da Silva

Formado em 2013, o grupo tem como enfoque refletir sobre a tradução como processo e como produto a partir da perspectiva dos estudos sobre expertise e desempenho experto. Dentre os principais interesses do grupo está discutir a expertise por interação como fator relevante para a tradução de textos especializados e a relevância da noção de competência tradutória pelos parâmetros dos estudos de expertise.

Grupo de estudos cognição e ensino para imigrantes e refugiados (GECEIR)

Líder: Luciane Corrêa Ferreira

O Grupo de Estudos, registrado no CNPq, tem como foco o ensino de Língua de Acolhimento para imigrantes e refugiados no Brasil e no mundo. Temos acompanhado o ensino de PLAc em Minas Gerais (BH e grande BH), projetos desenvolvidos em outros estados do Brasil e em outros países, como Chile, Suécia, Grécia, Alemanha e Finlândia.

Nossos projetos se inserem na Área de Linguística Aplicada e na Área de Linguística Teórica e Descritiva. Estamos epecialmente interessados em estudar o ensino de Língua de Acolhimento para crianças e a preparação para o ingresso de refugiados na Universidade. Resultado dos trabalhos do grupo tem sido divulgados em periódicos, capítulos de livros no Brasil e no exterior e, em breve, em livro (veja-se no meu site da FALE). Também organizados um site intitulado Portal de PLAC com materiais, onde estão disponíveis palestras e as videoaulas preparadas no quadro da discilina oferecida na graduação em Letras da UFMG.

http://www.letras.ufmg.br/profs/luciane/
https://portalplac.wordpress.com/aulas/

Grupo de pesquisa em Análise do Discurso (CNPq)

Líder: Prof. Wander Emediato

O Grupo de Pesquisa em Análise de Discurso (AD) integra pesquisadores da UFMG e de outras instituições parceiras, nacionais e internacionais. O Grupo está também vinculado, desde a sua fundação (1994) ao Núcleo de Analise do Discurso /NAD da FALE/UFMG, mantendo uma programação e uma produção constantes. Gostaríamos de nela destacar: I. Convênios: CAPES-COFECUB (n. 152/94, 316/00-II, de 1994 a 1998; CAPES/COFECUB n. 316/00-II, de 2000 a janeiro/2004. II. Publicações da Coleção NAD: 16 livros da "Coleçao NAD/FALE/UFMG" com artigos dos membros efetivos do NAD, de profs. Visitantes nacionais e internacionais e estudantes do PosLin bem como de outros convidados. Promoveu vários eventos regionais, nacionais e internacionais: em 1997: Simpósio Intern. AD, com a presença de pesquisadores brasileiros e de profs. estrangeiros; em 2002: II Seminário Int.de AD, idem; em 2005: I EMAD (Congresso regional de AD); em 2008: 3° Simpósio Internacional sobre AD na FALE/UFMG, com 1.500 inscritos; em 2010: dois colóquios interinstitucionais, realizados respectivamente de 3 a 7 e 17 a 21 de maio de 2010, com a presença dos profs. D. Maingueneau (Paris-Est) e Patrick Charaudeau (Paris XIII, CNRS); Em 2013, O Congresso Latini-americano de Estudos do Discurso (ALED) e em 2016, o IV Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso. Possui parcerias com as Universidades francesas de Lyon 2 (Laboratório ICAR-CNRS), Paris XII-Créteil e Cergy-Pontoise.

Grupo de Estudos sobre Pragmática, Texto e Discurso - GEPTED

Líderes do grupo:
Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira (UFMG)
Marisa Mendonça Carneiro (UFMG)
Gustavo Ximenes Cunha (UFMG)

O Grupo de Estudos sobre Pragmática, Texto e Discurso (GEPTED), originalmente nomeado GEAD (Grupo de Estudo sobre a Articulação do Discurso), é sediado na Faculdade de Letras da UFMG, vinculado ao Núcleo de Estudos da Língua em Uso (NELU) e cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq (GEPTED).
O GEPTED tem como finalidade reunir pesquisadores pertencentes a diferentes instituições do país e do exterior interessados em pesquisar temas ligados ao Texto e à Textualidade, à Pragmática Discursiva e à (Im)polidez.

Especificamente, as pesquisas conduzidas pelos pesquisadores do GEPTED buscam compreender o fenômeno ligado a diferentes gêneros discursivos e sua relação com (a) a Pragmática e a Sociolinguística Interacional (CULPEPER, 1996, 2011, 2016, BOUSFIELD, 2007, LOCHER; BOUSFIELD, 2008, HAUGH, 2015, TERKOURAFI, 2015, CULPEPER; TERKOURAFI, 2017); (b) a argumentação polêmica ou conflituosa (DOURY; KERBRAT-ORECCHIONI, 2011 e CABRAL, 2017) e (c) o discurso no meio digital (OTT, 2017; ZAPPAVIGNA, 2015 e TSUR & RAPPOPORT, 2012).

Grupo de Pesquisa IndisciPLAr - Português como Língua Adicional em uma perspectiva indisciplinar

Líderes: Ana Cecília Cossi Bizon (Unicamp) e Leandro Rodrigues Alves Diniz (UFMG)

Descrição:
Afiliado à Linguística Aplicada INdisciplinar, Crítica ou Transgressiva (MOITA LOPES, 2006; PENNYCOOK, 2001), o grupo busca contribuir para a construção de uma área de Português como Língua Adicional (PLA) engajada politicamente e responsiva às demandas sociais contemporâneas (BIZON, DINIZ, 2018). Implicado com uma globalização alternativa (B. SANTOS, 1995; M. SANTOS, 2000) por meio de políticas linguísticas voltadas para as multiplicidades e assentadas em bases multilíngues, o grupo chama ao diálogo outras vozes para além do eixo norte-ocidental. Entre elas, estão as de universitários - em particular os oriundos de países não centrais -, migrantes de crise, surdos e indígenas brasileiros. As ações do IndisciPLAr focalizam distintas facetas do planejamento, implementação e avaliação de políticas públicas e linguísticas, em suas relações com questões identitárias, incluindo formação de professores, currículos, materiais didáticos, avaliações e práticas de letramento (STREET, 2014).

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Texto Livre: Semiótica e Tecnologia

Líderes: Ana Cristina Fricke Matte e Daniervelin Renata Marques Pereira

Descrição: O grupo Texto Livre: Semiótica e Tecnologia é um grupo de pesquisas interdisciplinares, em especial Linguística (Semiótica e outras teorias) e Linguística Aplicada (Ensino de línguas e formação de professores). Fundamentado na filosofia do Software Livre e da Ciência Aberta, seus valores são respeitados tanto na estrutura do Texto Livre quanto em seus produtos, como o periódico científico "Texto Livre: linguagem e tecnologia" e os eventos CILTEC-online (debate científico da filosofia livre e da linguagem) e UEADSL (de cunho didático). Firma-se sobre a tríade definidora do ensino superior (pesquisa, ensino e extensão), pois dedica-se, além da pesquisa, à divulgação científica e à formação de professores, bem como à criação de softwares livres para fins educacionais e de pesquisa.

Gramática da língua em uso (GRAMALU)

Líder: Profa. Luana Lopes Amaral

Este grupo congrega pesquisadores do Poslin, juntamente com seus orientandos, que se preocupam com o estudo da gramática da língua em uso sob a perspectiva da gramática de construções. O grupo se vincula às Linhas 1A e 1B.

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