O POSLIN contou, no quadriênio anterior, com o projeto nacional PROCAD-Casadinho-UNISINOS/UFMG, além de projetos DINTER e MINTER.
1) PROCAD UFES/UNICAMP/UFMG, Construindo Convergências e Convivendo com as Divergências: Diálogos Possíveis entre Abordagens Linguísticas, Sócio-Cognitivas e Discursivas dos Fenômenos e Práticas da Linguagem, com participação de alunos e docentes da Pós-graduação.
2) PROCAD UFMG/UECE: Elaboração de um modelo de audiodescrição para cegos a partir dos subsídios da teoria da multimodalidade, da semiótica social e dos estudos da tradução. Foi desenvolvido entre 2008-2012 e envolveu missões de estudo e trabalho para alunos e professores do POSLIN e da UECE.
3) PROCAD Novas Fronteiras UFMG/UFPI: Referenciação e significação: uma visão integradora de caráter semântico, enunciativo e sociolinguístico, desenvolvido entre 2008-2012, envolveu missões de estudo e trabalho para alunos e professores do POSLIN e do Mestrado em Letras da UFPI, em que foi desenvolvido um DINTER, em que o POSLIN participa como instituição promotora, na formação de 6 doutores.
4) DINTER UFPI/UFMG: o convênio, aprovado do segundo semestre de 2008 até o segundo de 2012, foi prorrogado pela CAPES até dezembro de 2012. Os cinco professores da UFPI defenderam suas teses de doutorado durante o ano de 2012. A coordenação foi do PosLin e o financiamento da CAPES à UFPI.
5) PROCAD-Casadinho UNISINOS/UFMG, Ensino de Língua Portuguesa e Desenvolvimento: formação de quadros e práticas educativas inovadoras, aprovado para 2012-2015, com forte viés no ensino, com missões de trabalho de professores e participação de alunos.
Atualmente, o POSLIN mantém parcerias e convênios com universidades brasileiras, entre eles, os que envolvem também instituições estrangeiras e, por essa razão, esses últimos são descritos no item 'Intercâmbios internacionais', como é o caso, por exemplo, do Projeto Capes-Cofecub e do Convênio 'Paisagens de língua e letramento em mudança nas universidades brasileiras: o inglês no desenvolvimento da política e da prática linguística'.
Em âmbito exclusivamente brasileiro, há, atualmente:
=> O convênio 'Letramentos, tecnologias digitais e diversidade na formação de professores', iniciado em 16/01/2017 (em andamento). As universidades parceiras são a UFS (coordenação do Prof. Vanderlei José Zacchi), a UFMG (representada pelas Profas. Andréa Machado de Almeida Mattos e Míriam Lúcia dos Santos Jorge) e a UNICAMP (representada pelas Profas. Claudia Hilsdorf Rocha e Profa. Denise Bértoli Braga). O projeto foi submetido ao Edital Capes/Fapitec/SE/n 10/2016 - Programa de Estímulo à Mobilidade e ao Aumento da Cooperação Acadêmica da Pós-Graduação em Instituições de Ensino Superior de Sergipe (PROMOB), recebendo verba da CAPES e da FAPITEC/SE. O convênio prevê a participação de professores de programas de pós-graduação das três universidades, com o objetivo de formar parcerias para, por meio de ações de cooperação, discutir o cenário para a formação de professores, levando-se em consideração dois aspectos da sala de aula da educação básica: a presença (ou ausência) das tecnologias digitais e a diversidade de identidades que caracteriza os estudantes nos dias atuais. A proposta leva em consideração uma abordagem multidisciplinar a partir de preceitos levantados no âmbito dos estudos sobre os letramentos.
=> Projeto: Avaliação em tradução de textos literários no par linguístico inglês/português - PQ 302123/2017-2;
=> Projeto: Análise multimodal de picturebooks em português: um estudo da tradução intermodal e da reinstanciação fundamentado nas funções da linguagem - Câmara de Pesquisa, FALE/UFMG
- Coordenador Celia Maria Magalhães - UFMG
- Instituições parceiras: UFRGS, UECE, UFPEL, UNB, IFSP.
- Órgão de financiamento: CNPq
- Data de início e término: Projeto 1: 03/2018 a 02/2022; Projeto 2: 03/2018 a 02/2021
- Atividades realizadas
Minicurso ministrado na ABRALIN50.
Orientações em andamento de quatro doutorandos e uma de iniciação científica, e duas supervisões de pós-doutorado;
Conclusão de 3 dissertações de mestrado, duas orientações de TCC e uma de iniciação científica.
Três artigos publicados em 2018 e um em 2019; um artigo aguardando parecer; apresentações no ABRALIN50 e ENTRAD2019.
- Equipe envolvida (alunos, professores e técnicos da UFMG e da instituição parceira).
Projeto 1: Cliver Gonçalves Dias, Cristina Lazzerini, Eduardo Assis Martins, Gabriela Cunha, Isabela Braga Lee, Janaína Abud, Luísa Casali e Taís Paulilo Blauth (UFMG)
Denise Sales (UFRGS), Norma Fonseca (IFSP), Roberta Rego Rodrigues (UFPEL) - pós-doutorandas
Carolina Barcellos (UnB) e Pedro Henrique Praxedes Filho (UECE)
Projeto 2: Cristina Lazzerini, Isabela Braga Lee, Gabriela Cunha, Luísa Casali, Janaína Abud e Norma Fonseca (IFSP)