PosLin

Inserção social e Interface com a Educação Básica

(A) Espaço do Educador

Site: http://www.letras.ufmg.br/site/espacoeducador.asp

O Espaço do Educador visa aproximar professores da Faculdade de Letras, alunos da graduação e da Pós-graduação, professores do Ensino Básico (Infantil, Fundamental e Médio). Este espaço apresenta e divulga projetos e iniciativas de formação de professores de línguas portuguesa e estrangeiras. O espaço promove oportunidades para a reflexão sobre metodologias de ensino de língua materna e línguas estrangeiras, propõe atividades que focalizam a recepção e a produção de textos nas modalidades oral e escrita, além de oferecer materiais didáticos diversos que poderão ser compartilhados por professores de línguas em sua prática pedagógica. O Espaço do Educador tem como uma de suas metas diminuir a distância entre a escola e a universidade, sendo um lugar do diálogo entre essas duas partes.

O Espaço do Educador é composto por dois projetos:

(i) Projeto ARADO

Site: http://www.letras.ufmg.br/arado

A sigla ARADO reúne ações que constituem os objetivos básicos do projeto. AGRUPAR alunos da graduação e da pós-graduação e professores das escolas públicas para REFLETIR sobre problemas e ou fatores que interferem no processo de ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira. AGIR sobre o problema, buscando leituras que ajudem os participantes a refletir teoricamente sobre o tema. Além disso, o projeto tem por objetivo produzir material didático, colaborativamente, de forma a contribuir para o contexto escolar. DOAR o material produzido para as escolas e para este portal virtual que está sendo construído com a colaboração de participantes do projeto e de alunos da graduação, especialização, mestrado e doutorado.

(ii) Projeto Redigir

Site: http://www.letras.ufmg.br/redigir

A ideia desse projeto é oferecer atividades de leitura e produção de textos que possam ser aplicadas por professores do ensino fundamental em suas salas de aula. Acreditamos que esse tipo de trabalho ajuda os professores e os estudantes de licenciatura em Letras a vislumbrar uma forma de colocar a teoria em prática. Sabemos que nem sempre é fácil produzir atividades que apliquem a contento as novas abordagens propostas pelas correntes teóricas dos estudos da linguagem e, por isso, acreditamos que estabelecer esse diálogo entre a universidade e outras instâncias do ensino pode ser muito enriquecedor para todos que dele participarão. Esse trabalho tem como público-alvo os professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental e médio.

(B) Programa de extensão 'Interfaces da Formação em Línguas Estrangeiras'

Com registro no SIEX-UFMG sob o número 500096, tem como proposta integrar projetos de extensão que visem também ao ensino e à pesquisa e cujo foco seja a formação de professores de línguas estrangeiras, tanto no nível continuado quanto inicial. O Programa reconhece as necessidades da área da educação em línguas estrangeiras e propõe ações efetivas que têm impacto na sociedade através da melhoria da qualificação de professores das redes pública e privada e, consequentemente, na melhor educação que os alunos dessas escolas passam a receber. Além disso, proporciona aos alunos da graduação em Letras a oportunidade de contato com profissionais que atuam no ensino fundamental e médio, preparando-os para o exercício da docência.

O Programa contém três projetos:

(i) EDUCONLE - atende professores de ensino fundamental e médio das redes pública e privada através de um curso que ocorre na Faculdade de Letras com bolsas de estudo no CENEX-FALE para capacitação linguística e é coordenado pelas Professoras Deise Prina Dutra e Heliana Mello;

(ii) ContinuAÇÃO Colaborativa - professores de inglês da rede pública egressos do EDUCONLE que levantam problemas e buscam soluções para seus contextos de ensino, coordenado por Maralice de Souza Neves;

(iii) UNISALE atende professores de inglês da rede pública de ensino através de várias ações de parceria com pesquisadores da universidade, alunos de graduação e pós-graduação, a fim de melhor conhecer e avaliar, conjuntamente com o professor, as várias necessidades do professor e de seus alunos em seus contextos de atuação, coordenado por Andrea Mattos.

O programa 'Interfaces da Formação em Línguas Estrangeiras' tem como objetivo geral: a) oferecer oportunidades de formação continuada e formação inicial; b) contribuir para um maior envolvimento dos graduandos em Letras e pós-graduandos em Estudos Linguísticos com a realidade educacional fora dos muros da universidade; c) manter o vínculo universidade/sociedade, para o fomento e atualização dos objetivos de formação da própria universidade. Em seus objetivos específicos temos as finalidades de: a)capacitar metodologicamente e linguisticamente professores de inglês de ensino fundamental e médio; b) promover discussões sobre práticas pedagógicas, questões cognitivas da aprendizagem, teorias de ensino/aprendizagem, etc. que levem a uma reflexão por parte de todos os envolvidos nos projetos do Programa; c) incentivar a capacidade de resoluções de problemas com embasamento teórico; d) integrar professores em serviço em redes em que eles trabalhem colaborativamente e nas quais eles tenham diálogo com a universidade e seus pares de outras escolas mesmo após estarem desvinculados do Programa; d) oferecer a oportunidade da prática docente aos bolsistas; e) pesquisar as reflexões e interações dos professores participantes dos projetos; f) incentivar o envolvimento dos alunos-professores em pesquisas sobre sua realidade escolar, por exemplo, através de pesquisa-ação ou outras metodologias de pesquisa, g) manter um portal com as atividades do Programa, h) detectar, localmente, questões de interesse do professor para melhoria da aprendizagem de seus alunos.

(C) Texto livre

(i) Español libre

Resumo: O Projeto Español Libre visa à difusão de softwares educativos e as possibilidades didáticas para o ensino e a aprendizagem de língua espanhola; a divulgação de artigos, experiências e eventos no Brasil e nos países hispânicos sobre essa temática (Dúvida: na página do Texto Livre haverá uma página para o Español libre? Ou tenho que criar um blog associado a esta página?) e, ainda, a promoção de eventos (jornada didática, minicursos ou oficinas online ou presenciais) para a formação continuada do professor de espanhol em parceria com a APEMG, Associação de Professores de Espanhol de Minas Gerais. Objetivos: (a) elaborar uma página web (ou blog) do Español Libre para divulgar os softwares educativos para o ensino/aprendizagem de espanhol e também artigos e eventos; (b) promover eventos online ou presenciais sobre cultura livre, softwares educativos para a formação continuada de professores de espanhol em parceria com a APEMG.
Coordenadora: profª Elizabeth Guzzo de Almeida
URL: http://espanolibre.wordpress.com

(ii) Português Livre

Resumo: O Projeto Português Livre tem como foco a divulgação e melhoria de softwares didáticos para ensino de português, os quais são resultados de pesquisas do Projeto Texto Livre, ao qual está ligado. O blog Português Livre (http://www.portugueslivre.blogspot.com/) tem também como objetivo a discussão de práticas educativas, principalmente na educação a distância pelos softwares livres. Alguns exemplos são a divulgação de ferramentas livres, como PHPWebQuests e CmapTools. Objetivos: (a) Reunir as sugestões de melhorias para os softwares já existentes (Vírgulas pra que(m) te quero, Crases, Linha do Texto) e entrar em contato com programadores interessados em aplicar as sugestões. (b) Divulgar o software entre professores, principalmente em evento que visem à formação de professores. (c) Na medida do possível, recolher relatos de uso dos softwares para sua melhoria e divulgação.
Coordenadora: Daniervelin Pereira
URL: http://portugueslivre.org/blog

(iii) Gramatica Online

Resumo: O Projeto Gramática Online foi pensado para criar e disponibilizar material de gramática tradicional da Língua Portuguesa para estudo autodidata. É um sistema online que abriga material de gramática, exercícios e jogos desenvolvidos pelo Grupo Texto Livre. Objetivos: (a) desenvolvimento de um sistema web para disponibilização de recursos didáticos para estudo da Língua Portuguesa (b) criação e disponibilização de slides e exercícios de gramática tradicional (c) acesso a aplicações online desenvolvidas pelo grupo Texto Livre para estudo de questões específicas da Língua Portuguesa.
Coordenadora: profª Ana Cristina Frike Matte
URL: http://www.textolivre.org/aplicacoes/gramatica_online/

(iv) Softwares do Texto Livre

A equipe de desenvolvimento do grupo Texto Livre atua em três frentes principais: (a) desenvolvimento de softwares para gerenciamento de eventos online, (b) desenvolvimento de aplicações online para ensino de línguas e desenvolvimento de softwares para pesquisa científica na área de linguística e educação, principalmente.

(a) Softwares para ensino

Crases

Objetivo principal: Software Educacional para estudo de crases. Integrado no Gramática Online.

Gramática Online

Objetivo principal: disponibilização de recursos para estudo da variante culta da língua portuguesa com objetivo de possibilitar autonomia na aprendizagem da língua escrita.

Linha do Texto

Objetivo principal: jogo online para trabalhar conceitos e categorias.

Livrinho

Objetivo principal: IRCbot para suporte online aos aplicativos TL

Vírgulas

Objetivo principal: software auxiliar para estudo de pontuação (colocação de vírgulas). Fase alfa.

(b) Softwares para pesquisa

Chatslide Personalizado

Objetivo principal: Permitir a interação no chat simultânea ao uso de recursos on-line visuais e sonoros numa mesma janela do navegador, com dois níveis de acesso: o usuário e o suporte. Visa coleta de dados e prevê integração com o software de análise de texto dadossemiotica.

DadosSemiotica

Objetivo principal: Software para coleta e organização de dados de pesquisa envolvendo análise de texto escrito em língua portuguesa.

Videoteca

Objetivo principal: repositório de vídeos (e outras mídias).

Softwares para eventos
Chatslide
Objetivo principal: Permitir a interação no chat simulânea ao uso de recursos on-line visuais e sonoros numa mesma janela do navegador, para eventos sincrônicos. Altamente customizável.

PapersEvidosol

Objetivo principal: login único e integração de sistemas para gerenciamento de evento online utilizando chatslide, papers e phpbb.

PapersWP

Objetivo principal: login único e integração de sistemas para evento online utilizando papers e wordpress.

Softwares com desenvolvimento concluído ou suspenso

Além dos softwares acima, com desenvolvimento ativo no grupo, existem outros concluídos ou suspensos: (a) ACO (Não ativo), (b) criaexperimento(Finalizado), (c) fonotranscritor (Finalizado), (d) LeituraParaGravacao (Finalizado), (e) library (fork) (Finalizado) e (f) Setfon (Finalizado). O projeto ACO está suspenso, mas diversos de seus componentes estão em desenvolvimento, listados acima e o Portal continua disponível para os usuários.
Diretoria de Software: Hugo Canalli
Equipe: Ana Matte, Hugo Canalli, Leonardo Freitas, Manassés Ferreira, Paulo Serrano, Rafael Almeida, Rafael Bergamaschi, Rubens Ribeiro, Vitor Lobo, William Colen.

(D) Taba eletrônica

A Taba Eletrônica (http://www.tabaeletronica.org/ ) é um projeto de extensão na forma de uma aldeia tecnológica. Espaço técnico e social para os letramentos digitais. Lugar de aprender, principalmente pelo compartilhamento e pela troca de ideias e de habilidades ligadas às novas mídias.

O objetivo é oferecer ambientes de letramento digital, especialmente a professores do ensino básico ou a pessoas que estejam interessadas em aprender e ensinar modos de pensar e utilizar ferramentas ligadas às tecnologias da informação e da comunicação. Na Taba, as pessoas têm oportunidades de compartilhar seus conhecimentos sobre computadores, programas, web e ferramentas, para que possam dar sentido a eles em suas comunidades de origem. O projeto busca atuar como uma comunidade, um coletivo, que trabalha em torno das tecnologias digitais e das culturas da escrita. A Taba eletrônica é ligada à UFMG e ao Ministério da Educação, com colaboradores de várias instituições.

Um outro ponto a ser mencionado é o fato de alguns professores do programa serem autores de inúmeros livros didáticos. Alguns também participam do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), inclusive, eventualmente, na condição de coordenadores anuais do programa.

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