Procedimentos para a defesa

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FAQ - Orientações para defesas de dissertação e tese e para a realização de exames de qualificação

1. Defesa de Dissertação

Cumpridos os 24 (vinte e quatro) créditos exigidos pelo regulamento do Programa, e tendo o seu projeto de pesquisa já aprovado, orientando e orientador poderão realizar a marcação da defesa de dissertação, se julgarem que o trabalho está apto a ser apresentado à banca examinadora.

Qual a composição da banca de dissertação?

A banca de defesa de dissertação deverá ser composta por 4 (quatro) membros: 1 (um) orientador, 2 (dois) titulares e 1 (um) suplente. Caso o aluno possua coorientador, a banca deverá ser composta por 5 (cinco) membros, sendo 1 (um) orientador, 1 (um) coorientador, 2 (dois) titulares e 1 (um) suplente. Os membros devem ser portadores do grau de Doutor, e pelo menos um deles não deve pertencer ao corpo docente do Programa (art. 43, 1º do Regulamento do Poslin).

Importante: pedir passagens para membros externos de bancas com, NO MÍNIMO, um mês de antecedência. Isso porque a proximidade da defesa aumenta e muito os custos da banca. O PosLin também não pode determinar a priori que membro(s) da banca precisará(ão) de passagens aéreas, tendo em vista que, cada vez, mais são feitas defesas por Skype/videoconferência. Cabe, portanto, ao orientador avisar ao Programa sobre a necessidade de passagens e diárias com a devida antecedência. Os pedidos de auxílio devem ser encaminhados ao email poslin@letras.ufmg.br. Atentar para o fato de que a CAPES/PROEX não paga passagens canceladas na última hora (seja para a ida de professores a eventos, seja para a vinda de professores externos ao PPG para participar de bancas ou ministrar disciplinas); o ônus fica para o(a) gestor(a) dos recursos financeiros do PPG , que é obrigado(a) a pagar a passagem do seu próprio bolso. É claro que imprevistos acontecem, mas pedimos a todos que evitem cancelamentos de última hora para que a coordenação não seja obrigada a cobrar do(a) professor(a) do Programa o pagamento da passagem cancelada. Nas prestações de contas, cuidar para que sejam apresentados os comprovantes corretos e de forma organizada. Se isso não for feito, o PosLin não garante o pagamento/ressarcimento das despesas. No início da nossa gestão, enviamos a todos um documento elaborado pela funcionária Renata Martins, explicando os procedimentos. Consultem esse documento sempre que forem prestar contas.

O que devo entregar na secretaria?

Com 30 (trinta) dias de antecedência da data prevista para a defesa, o aluno deverá encaminhar impresso à secretaria do Poslin uma cópia da dissertação para cada membro da banca. Assim, se a banca possui 4 (quatro) membros, por exemplo, o aluno deverá encaminhar 4 cópias da dissertação; se a banca possui 5 membros, deverá encaminhar 5 cópias. A Secretaria se encarregará de enviar os exemplares aos membros da banca.

A coordenação recomenda que o aluno mande uma cópia do trabalho em PDF para todos os membros da banca (inclusive suplentes) e que encaminhe ao PosLin os nomes daqueles que fazem questão de receber também a cópia em papel, juntamente com os exemplares que deverão ser enviados a esses professores. Isso desonera o (a) estudante (que terá que fazer menos cópias da dissertação/tese/relatório de qualificação) e diminui o trabalho da Secretaria.

Juntamente com as cópias da dissertação, o mestrando deverá entregar impresso na secretaria um certificado de apresentação de trabalho em evento científico nacional ou internacional. A entrega do certificado constitui requisito obrigatório para a realização da defesa.

Como realizar a marcação da defesa de dissertação no Sistema Acadêmico?

Com 30 (trinta) dias de antecedência da data prevista para a realização da defesa, o aluno deverá efetuar o login no 'minha UFMG' e acessar o menu 'marcação de defesas'. Os campos solicitados devem ser preenchidos corretamente, e então enviados através do botão 'enviar'. Os dados serão, então, encaminhados ao orientador, que complementará o formulário com as informações solicitadas. Ao clicar em 'enviar', o formulário é encaminhado para a coordenação do Poslin, responsável pela aprovação da banca no sistema.

Importante: é imprescindível que dados de contato como endereço de correspondência, e-mail e telefone dos membros da banca sejam preenchidos corretamente. Por gentileza, não deixar em branco nenhum dado exigido pelo sistema. A ausência ou incompletude de endereços atrasa o envio dos trabalhos e sobrecarrega desnecessariamente a Secretaria. Caso a banca não esteja cadastrada corretamente, com todas as informações necessárias (sobretudo o endereço dos professores externos), avisaremos o(a) orientador(a) para que ele(a) as complemente. Só depois disso, a coordenação aprovará a defesa.

Em qual sala acontecerá minha defesa de dissertação?

Ao receber a marcação no sistema, o Poslin providencia a reserva da sala de acordo com a disponibilidade da Faculdade de Letras e comunica aos membros da banca o local de realização da defesa.

2. Defesa de Tese

Cumpridos os 24 (vinte e quatro) créditos exigidos pelo regulamento do Programa, e tendo sido o aluno previamente aprovado em exame de qualificação, orientando e orientador poderão realizar a marcação da defesa de tese, se julgarem que o trabalho está apto a ser apresentado à banca examinadora.

Qual a composição da banca de tese?

A banca de defesa de tese deverá ser composta por 7 (sete) membros: 1 (um) orientador, 4 (quatro) titulares e 2 (dois) suplentes. Caso o aluno possua coorientador, a banca deverá ser composta por 8 (oito) membros, sendo 1 (um) orientador, 1 (um) coorientador, 4 (quatro) titulares e 2 (dois) suplentes. Os membros devem ser portadores do grau de Doutor, e pelo menos dois deles não devem pertencer aos quadros da UFMG (art. 43, 2º do Regulamento do Poslin).

Importante: pedir passagens para membros externos de bancas com, NO MÍNIMO, um mês de antecedência. Isso porque a proximidade da defesa aumenta e muito os custos da banca. O PosLin também não pode determinar a priori que membro(s) da banca precisará(ão) de passagens aéreas, tendo em vista que, cada vez, mais são feitas defesas por Skype/videoconferência. Cabe, portanto, ao orientador avisar ao Programa sobre a necessidade de passagens e diárias com a devida antecedência. Os pedidos de auxílio devem ser encaminhados ao email poslin@letras.ufmg.br. Atentar para o fato de que a CAPES/PROEX não paga passagens canceladas na última hora (seja para a ida de professores a eventos, seja para a vinda de professores externos ao PPG para participar de bancas ou ministrar disciplinas); o ônus fica para o(a) gestor(a) dos recursos financeiros do PPG , que é obrigado(a) a pagar a passagem do seu próprio bolso. É claro que imprevistos acontecem, mas pedimos a todos que evitem cancelamentos de última hora para que a coordenação não seja obrigada a cobrar do(a) professor(a) do Programa o pagamento da passagem cancelada. Nas prestações de contas, cuidar para que sejam apresentados os comprovantes corretos e de forma organizada. Se isso não for feito, o PosLin não garante o pagamento/ressarcimento das despesas. No início da nossa gestão, enviamos a todos um documento elaborado pela funcionária Renata Martins, explicando os procedimentos. Consultem esse documento sempre que forem prestar contas.

O que devo entregar na secretaria?

Com 30 (trinta) dias de antecedência da data prevista para a defesa, o aluno deverá encaminhar impresso à secretaria do Poslin uma cópia da tese para cada membro da banca. Assim, se a banca possui 7 (sete) membros, por exemplo, o aluno deverá encaminhar 7 cópias da tese; se a banca possui 8 membros, deverá encaminhar 8 cópias. A Secretaria se encarregará de enviar os exemplares aos membros da banca.

A coordenação recomenda que o aluno mande uma cópia do trabalho em PDF para todos os membros da banca (inclusive suplentes) e que encaminhe ao PosLin os nomes daqueles que fazem questão de receber também a cópia em papel, juntamente com os exemplares que deverão ser enviados a esses professores. Isso desonera o (a) estudante (que terá que fazer menos cópias da dissertação/tese/relatório de qualificação) e diminui o trabalho da Secretaria.

Requisito para a realização da defesa de tese é que o aluno apresente ao Poslin, impressos, mais um certificado de apresentação de trabalho em evento científico nacional ou internacional (além do certificado apresentado por ocasião da qualificação) e mais um comprovante de publicação de artigo (além do comprovante já apresentado por ocasião da qualificação).

Como realizar a marcação da defesa de tese no Sistema Acadêmico?

Com 30 (trinta) dias de antecedência da data prevista para a realização da defesa, o aluno deverá efetuar login no 'minha UFMG' e acessar o menu 'marcação de defesas'. Os campos solicitados devem ser preenchidos corretamente, e então enviados através do botão 'enviar'. Os dados serão, então, encaminhados ao orientador, que complementará o formulário com as informações solicitadas. Ao clicar em 'enviar', o formulário é encaminhado para a coordenação do Poslin, responsável pela aprovação da banca no sistema.

Importante: é imprescindível que dados de contato como endereço de correspondência, e-mail e telefone dos membros da banca sejam preenchidos corretamente. Por gentileza, não deixar em branco nenhum dado exigido pelo sistema. A ausência ou incompletude de endereços atrasa o envio dos trabalhos e sobrecarrega desnecessariamente a Secretaria. Caso a banca não esteja cadastrada corretamente, com todas as informações necessárias (sobretudo o endereço dos professores externos), avisaremos o(a) orientador(a) para que ele(a) as complemente. Só depois disso, a coordenação aprovará a defesa.

Em qual sala ocorrerá a minha defesa de tese?

Ao receber a marcação no sistema, o Poslin providencia a reserva da sala de acordo com a disponibilidade da Faculdade de Letras e comunica aos membros da banca o local de realização da defesa.

3. Exame de Qualificação

No máximo até o final do 3º ano de Curso o candidato à obtenção do grau de Doutor deverá prestar um Exame de Qualificação.

Qual a composição da banca do Exame de Qualificação?

A banca do Exame de Qualificação deverá ser composta por 4 (quatro) membros: 1 (um) orientador, 2 (dois) titulares e 1 (um) suplente. Caso o aluno possua coorientador, a banca deverá ser composta por 5 (cinco) membros, sendo 1 (um) orientador, 1 (um) coorientador, 2 (dois) titulares e 1 (um) suplente. Um dos examinadores do Exame de Qualificação deverá ser, preferencialmente, membro externo do Programa (art. 41, 5º do Regulamento do Poslin).

Importante: pedir passagens para membros externos de bancas com, NO MÍNIMO, um mês de antecedência. Isso porque a proximidade da defesa aumenta e muito os custos da banca. O PosLin também não pode determinar a priori que membro(s) da banca precisará(ão) de passagens aéreas, tendo em vista que, cada vez, mais são feitas defesas por Skype/videoconferência. Cabe, portanto, ao orientador avisar ao Programa sobre a necessidade de passagens e diárias com a devida antecedência. Os pedidos de auxílio devem ser encaminhados ao email poslin@letras.ufmg.br. Atentar para o fato de que a CAPES/PROEX não paga passagens canceladas na última hora (seja para a ida de professores a eventos, seja para a vinda de professores externos ao PPG para participar de bancas ou ministrar disciplinas); o ônus fica para o(a) gestor(a) dos recursos financeiros do PPG , que é obrigado(a) a pagar a passagem do seu próprio bolso. É claro que imprevistos acontecem, mas pedimos a todos que evitem cancelamentos de última hora para que a coordenação não seja obrigada a cobrar do(a) professor(a) do Programa o pagamento da passagem cancelada. Nas prestações de contas, cuidar para que sejam apresentados os comprovantes corretos e de forma organizada. Se isso não for feito, o PosLin não garante o pagamento/ressarcimento das despesas. No início da nossa gestão, enviamos a todos um documento elaborado pela funcionária Renata Martins, explicando os procedimentos. Consultem esse documento sempre que forem prestar contas.

O que devo entregar na secretaria?

Com 30 (trinta) dias de antecedência da data prevista para a defesa, o aluno deverá encaminhar impresso à secretaria do Poslin uma cópia do texto de qualificação mais uma cópia do projeto de pesquisa aprovado para cada membro da banca. Assim, se a banca possui 4 (quatro) membros, por exemplo, o aluno deverá encaminhar 4 cópias do texto e 4 cópias do projeto; se a banca possui 5 membros, deverá encaminhar 5 cópias do texto e 5 cópias do projeto. A Secretaria se encarregará de enviar os exemplares aos membros da banca.

A coordenação recomenda que o aluno mande uma cópia do trabalho em PDF para todos os membros da banca (inclusive suplentes) e que encaminhe ao PosLin os nomes daqueles que fazem questão de receber também a cópia em papel, juntamente com os exemplares que deverão ser enviados a esses professores. Isso desonera o (a) estudante (que terá que fazer menos cópias da dissertação/tese/relatório de qualificação) e diminui o trabalho da Secretaria.

Juntamente com as cópias, o doutorando deverá entregar um certificado de apresentação de trabalho em evento científico nacional ou internacional e um comprovante de publicação de artigo. A entrega da referida documentação constitui requisito obrigatório para a realização do exame.

Como realizar a marcação da defesa no Sistema Acadêmico?

Com 30 (trinta) dias de antecedência da data prevista para a realização do exame, o aluno deverá efetuar o login no 'minha UFMG' e acessar o menu 'marcação de defesas'. Os campos solicitados devem ser preenchidos corretamente, e então enviados através do botão 'enviar'. Os dados serão, então, encaminhados ao orientador, que complementará o formulário com as informações solicitadas. Ao clicar em 'enviar', o formulário é encaminhado para a coordenação do Poslin, responsável pela aprovação da banca no sistema.

Importante: é imprescindível que dados de contato como endereço de correspondência, e-mail e telefone dos membros da banca sejam preenchidos corretamente. Por gentileza, não deixar em branco nenhum dado exigido pelo sistema. A ausência ou incompletude de endereços atrasa o envio dos trabalhos e sobrecarrega desnecessariamente a Secretaria. Caso a banca não esteja cadastrada corretamente, com todas as informações necessárias (sobretudo o endereço dos professores externos), avisaremos o(a) orientador(a) para que ele(a) as complemente. Só depois disso, a coordenação aprovará a defesa.

Em qual sala acontecerá o meu Exame?

Ao receber a marcação no sistema, o Poslin providencia a reserva da sala de acordo com a disponibilidade da Faculdade de Letras e comunica aos membros da banca o local de realização do Exame.

O Exame de Qualificação não é divulgado na página do Programa nem nos painéis físicos da Faculdade de Letras, uma vez que a sua realização não é de acesso ao público.

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