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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS

Procedimentos para a defesa

Consulte dissertações e teses defendidas, dissertações marcadas e teses marcadas

FAQ - Orientações para defesas de dissertação e tese e para a realização de exames de qualificação

1. Defesa de Dissertação

Cumpridos os 24 (vinte e quatro) créditos exigidos pelo regulamento do Programa, e tendo o seu projeto de pesquisa já aprovado, orientando e orientador poderão realizar a marcação da defesa de dissertação, se julgarem que o trabalho está apto a ser apresentado à banca examinadora.

Qual a composição da banca de dissertação?

A banca de defesa de dissertação deverá ser composta por 4 (quatro) membros: 1 (um) orientador, 2 (dois) titulares e 1 (um) suplente. Caso o aluno possua coorientador, a banca deverá ser composta por 5 (cinco) membros, sendo 1 (um) orientador, 1 (um) coorientador, 2 (dois) titulares e 1 (um) suplente. Os membros devem ser portadores do grau de Doutor ou equivalente, incentivada a participação de membro externo à UFMG (art. 44, 1º do Regulamento do Poslin).

Importante: passagens para membros externos de bancas devem ser solicitadas com, NO MÍNIMO, um mês de antecedência. Isso porque a proximidade da defesa aumenta e muito os custos da banca. O Poslin também não pode determinar a priori quais membros da banca precisarão de passagens aéreas, tendo em vista que cada vez mais as defesas são realizadas por videoconferência. Cabe portanto ao orientador avisar ao Programa sobre a necessidade de passagens e diárias com a devida antecedência. Os pedidos de auxílio devem ser encaminhados ao email poslin@letras.ufmg.br. Atentar para o fato de que a CAPES/PROEX não paga passagens canceladas na última hora (seja para a ida de professores a eventos, seja para a vinda de professores externos ao PPG para participar de bancas ou ministrar disciplinas); o ônus fica para o(a) gestor(a) dos recursos financeiros do PPG, que é obrigado(a) a pagar a passagem do seu próprio bolso. É claro que imprevistos acontecem, mas pedimos a todos que evitem cancelamentos de última hora para que a coordenação não seja obrigada a cobrar do(a) professor(a) do Programa o pagamento da passagem cancelada. Nas prestações de contas, cuidar para que sejam apresentados os comprovantes corretos e de forma organizada. Se isso não for feito, o Poslin não garante o pagamento/ressarcimento das despesas. No início da nossa gestão, enviamos a todos um documento elaborado pela funcionária Renata Martins, explicando os procedimentos. Consultem esse documento sempre que forem prestar contas.

O que devo entregar na secretaria?

Com 45 (quarenta e cinco) dias de antecedência da data prevista para a defesa, o mestrando deverá enviar para o email da secretaria um certificado de apresentação de trabalho em evento científico nacional ou internacional (trabalho apresentado individualmente ou em coautoria com o orientador). A entrega do certificado constitui requisito obrigatório para a realização da defesa.

A secretaria do Poslin não envia exemplares pelos correios aos membros das bancas examinadoras de defesa de dissertação/tese e exames de qualificação. O envio da cópia física de dissertações/teses ou textos de qualificação, se necessário, deverá ser realizado pelo próprio aluno/orientador.

Recomendamos, assim, o envio dos textos pelo aluno em formato PDF aos membros das bancas examinadoras.
O trabalho final deve ser enviado para a banca pelo aluno e /ou pelo orientador com 30 dias de antecedência da defesa.

Como realizar a marcação da defesa de dissertação no Sistema Acadêmico?

Com 45 (quarenta e cinco) dias de antecedência da data prevista para a realização da defesa, o aluno deverá efetuar o login no minha UFMG e acessar o menu marcação de defesas. Os campos solicitados devem ser preenchidos corretamente, e então enviados através do botão enviar. Os dados serão, então, encaminhados ao orientador, que complementará o formulário com as informações solicitadas. Ao clicar em enviar, o formulário é encaminhado para a coordenação do Poslin, responsável pela aprovação da banca no sistema.

É imprescindível que dados de contato como endereço de correspondência, e-mail e telefone dos membros da banca sejam preenchidos corretamente. Assim, nenhum dado exigido pelo sistema deve ficar em branco. A ausência ou incompletude de endereços atrasa o envio dos trabalhos e sobrecarrega desnecessariamente a Secretaria. Caso a banca não esteja cadastrada corretamente, com todas as informações necessárias (sobretudo o endereço dos professores externos), avisaremos o(a) orientador(a) para que ele(a) as complemente. Só depois disso, a coordenação aprovará a defesa.

Em qual sala acontecerá minha defesa de dissertação?

Caso a defesa seja presencial, ao receber a marcação no sistema, o Poslin providencia a reserva da sala de acordo com a disponibilidade da Faculdade de Letras e comunica aos membros da banca o local de realização da defesa.
Caso a defesa seja online ou algum membro da banca precise participar a distância, fica a cargo do aluno/orientador a escolha e a utilização do sistema de videoconferência, sendo possível obter suporte com o Apoio Técnico da FALE (apoiotecnico@letras.ufmg.br).

2. Exame de Qualificação

Todo aluno matriculado em curso de Doutorado deverá, obrigatoriamente, ser aprovado em Exame de Qualificação no prazo de 30 (trinta) meses, após seu ingresso no curso, respeitando-se o limite máximo de 36 (trinta e seis) meses.

Qual a composição da banca do Exame de Qualificação?

A banca do Exame de Qualificação deverá ser composta por 4 (quatro) membros: 1 (um) orientador, 2 (dois) titulares e 1 (um) suplente. Caso o aluno possua coorientador, a banca deverá ser composta por 5 (cinco) membros, sendo 1 (um) orientador, 1 (um) coorientador, 2 (dois) titulares e 1 (um) suplente. Um dos examinadores do Exame de Qualificação deverá ser, preferencialmente, membro externo do Programa (art. 42, 5º do Regulamento do Poslin).

Importante: pedir passagens para membros externos de bancas com, NO MÍNIMO, um mês de antecedência. Isso porque a proximidade da defesa aumenta e muito os custos da banca. O Poslin também não pode determinar a priori quais membros da banca precisarão de passagens aéreas, tendo em vista que cada vez mais as defesas são realizadas por Skype/videoconferência. Cabe portanto ao orientador avisar ao Programa sobre a necessidade de passagens e diárias com a devida antecedência. Os pedidos de auxílio devem ser encaminhados ao email poslin@letras.ufmg.br. Atentar para o fato de que a CAPES/PROEX não paga passagens canceladas na última hora (seja para a ida de professores a eventos, seja para a vinda de professores externos ao PPG para participar de bancas ou ministrar disciplinas); o ônus fica para o(a) gestor(a) dos recursos financeiros do PPG , que é obrigado(a) a pagar a passagem do seu próprio bolso. É claro que imprevistos acontecem, mas pedimos a todos que evitem cancelamentos de última hora para que a coordenação não seja obrigada a cobrar do(a) professor(a) do Programa o pagamento da passagem cancelada. Nas prestações de contas, cuidar para que sejam apresentados os comprovantes corretos e de forma organizada. Se isso não for feito, o Poslin não garante o pagamento/ressarcimento das despesas. No início da nossa gestão, enviamos a todos um documento elaborado pela funcionária Renata Martins, explicando os procedimentos. Consultem esse documento sempre que forem prestar contas.

O que devo entregar na secretaria?

Com 30 (trinta) dias de antecedência da data prevista para a realização do exame, o doutorando deverá enviar para o email da secretaria um certificado de apresentação de trabalho em evento científico nacional ou internacional (trabalho apresentado individualmente ou em coautoria com o orientador). A entrega da referida documentação constitui requisito obrigatório para a realização do exame.

A secretaria do Poslin não envia exemplares pelos correios aos membros das bancas examinadoras de defesa de dissertação/tese e exames de qualificação. O envio da cópia física de dissertações/teses ou textos de qualificação, se necessário, deverá ser realizado pelo próprio aluno/orientador.

Recomendamos, assim, o envio dos textos pelo aluno em formato PDF aos membros das bancas examinadoras.
O trabalho final deve ser enviado para a banca pelo aluno e /ou pelo orientador com 30 dias de antecedência do exame.

Como realizar a marcação da defesa no Sistema Acadêmico?

Com 45 (quarenta e cinco) dias de antecedência da data prevista para a realização do exame, o aluno deverá efetuar o login no minha UFMG e acessar o menu marcação de defesas. Os campos solicitados devem ser preenchidos corretamente, e então enviados através do botão enviar. Os dados serão, então, encaminhados ao orientador, que complementará o formulário com as informações solicitadas. Ao clicar em enviar, o formulário é encaminhado para a coordenação do Poslin, responsável pela aprovação da banca no sistema.

É imprescindível que dados de contato como endereço de correspondência, e-mail e telefone dos membros da banca sejam preenchidos corretamente. Assim, nenhum dado exigido pelo sistema deve ficar em branco. A ausência ou incompletude de endereços atrasa o envio dos trabalhos e sobrecarrega desnecessariamente a Secretaria. Caso a banca não esteja cadastrada corretamente, com todas as informações necessárias (sobretudo o endereço dos professores externos), avisaremos o(a) orientador(a) para que ele(a) as complemente. Só depois disso, a coordenação aprovará o exame.

Em qual sala acontecerá o meu Exame?

Caso a qualificação seja presencial, ao receber a marcação no sistema, o Poslin providencia a reserva da sala de acordo com a disponibilidade da Faculdade de Letras e comunica aos membros da banca o local de realização do exame.
Caso a qualificação seja online ou algum membro da banca precise participar a distância, fica a cargo do aluno/orientador a escolha e a utilização do sistema de videoconferência, sendo possível obter suporte com o Apoio Técnico da FALE (apoiotecnico@letras.ufmg.br).

O Exame de Qualificação não é divulgado na página do Programa, uma vez que a sua realização não é de acesso ao público.

3. Defesa de Tese

Cumpridos os 24 (vinte e quatro) créditos exigidos pelo regulamento do Programa, e tendo sido o aluno previamente aprovado em exame de qualificação, orientando e orientador poderão realizar a marcação da defesa de tese, se julgarem que o trabalho está apto a ser apresentado à banca examinadora.

Qual a composição da banca de tese?

A banca de defesa de tese deverá ser composta por 7 (sete) membros: 1 (um) orientador, 4 (quatro) titulares e 2 (dois) suplentes. Caso o aluno possua coorientador, a banca deverá ser composta por 8 (oito) membros, sendo 1 (um) orientador, 1 (um) coorientador, 4 (quatro) titulares e 2 (dois) suplentes. Os membros devem ser portadores do grau de Doutor, e pelo menos dois deles não devem pertencer aos quadros da UFMG (art. 44, 2º do Regulamento do Poslin).

Importante: pedir passagens para membros externos de bancas com, NO MÍNIMO, um mês de antecedência. Isso porque a proximidade da defesa aumenta e muito os custos da banca. O Poslin também não pode determinar a priori quais membros da banca precisarão de passagens aéreas, tendo em vista que cada vez mais as defesas são realizadas por videoconferência. Cabe portanto ao orientador avisar ao Programa sobre a necessidade de passagens e diárias com a devida antecedência. Os pedidos de auxílio devem ser encaminhados ao email poslin@letras.ufmg.br. Atentar para o fato de que a CAPES/PROEX não paga passagens canceladas na última hora (seja para a ida de professores a eventos, seja para a vinda de professores externos ao PPG para participar de bancas ou ministrar disciplinas); o ônus fica para o(a) gestor(a) dos recursos financeiros do PPG , que é obrigado(a) a pagar a passagem do seu próprio bolso. É claro que imprevistos acontecem, mas pedimos a todos que evitem cancelamentos de última hora para que a coordenação não seja obrigada a cobrar do(a) professor(a) do Programa o pagamento da passagem cancelada. Nas prestações de contas, cuidar para que sejam apresentados os comprovantes corretos e de forma organizada. Se isso não for feito, o Poslin não garante o pagamento/ressarcimento das despesas. No início da nossa gestão, enviamos a todos um documento elaborado pela funcionária Renata Martins, explicando os procedimentos. Consultem esse documento sempre que forem prestar contas.

O que devo entregar na secretaria?

Com 45 (quarenta e cinco) dias de antecedência da data prevista para a defesa, o doutorando deverá enviar para o email da secretaria um certificado de apresentação de trabalho em evento científico nacional ou internacional (além do certificado apresentado por ocasião da qualificação) e um comprovante de publicação de artigo.

A secretaria do Poslin não envia exemplares pelos correios aos membros das bancas examinadoras de defesa de dissertação/tese e exames de qualificação. O envio da cópia física de dissertações/teses ou textos de qualificação, se necessário, deverá ser realizado pelo próprio aluno/orientador.

Recomendamos, assim, o envio dos textos pelo aluno em formato PDF aos membros das bancas examinadoras.
O trabalho final deve ser enviado para a banca pelo aluno e /ou pelo orientador com 30 dias de antecedência da defesa.

Como realizar a marcação da defesa de tese no Sistema Acadêmico?

Com 45 (quarenta e cinco) dias de antecedência da data prevista para a realização da defesa, o aluno deverá efetuar login no minha UFMG e acessar o menu marcação de defesas. Os campos solicitados devem ser preenchidos corretamente, e então enviados através do botão enviar. Os dados serão, então, encaminhados ao orientador, que complementará o formulário com as informações solicitadas. Ao clicar em enviar, o formulário é encaminhado para a coordenação do Poslin, responsável pela aprovação da banca no sistema.

É imprescindível que dados de contato como endereço de correspondência, e-mail e telefone dos membros da banca sejam preenchidos corretamente. Assim, nenhum dado exigido pelo sistema deve ficar em branco. A ausência ou incompletude de endereços atrasa o envio dos trabalhos e sobrecarrega desnecessariamente a Secretaria. Caso a banca não esteja cadastrada corretamente, com todas as informações necessárias (sobretudo o endereço dos professores externos), avisaremos o(a) orientador(a) para que ele(a) as complemente. Só depois disso, a coordenação aprovará a defesa.

Em qual sala ocorrerá a minha defesa de tese?

Caso a defesa seja presencial, ao receber a marcação no sistema, o Poslin providencia a reserva da sala de acordo com a disponibilidade da Faculdade de Letras e comunica aos membros da banca o local de realização da defesa.
Caso a defesa seja online ou algum membro da banca precise participar a distância, fica a cargo do aluno/orientador a escolha e a utilização do sistema de videoconferência, sendo possível obter suporte com o Apoio Técnico da FALE (apoiotecnico@letras.ufmg.br).

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