INSTRUÇÕES PARA MATRÍCULA EM DISCIPLINAS ISOLADAS
Graduados não inscritos em cursos regulares da UFMG poderão matricular-se em disciplina do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, então considerada disciplina isolada (especial), desde que haja vaga e a juízo do Colegiado do Programa.
ATENÇÃO: Alunos com vínculo em cursos de qualquer nível na UFMG NÃO PODERÃO solicitar matrícula em disciplina isolada
O protocolo de requerimento de matrícula em disciplinas isoladas será exclusivamente ONLINE, por meio de link a ser divulgado no site a partir da data estabelecida no calendário do Programa. Não aceitaremos requerimentos de matrícula por email, presencialmente ou pelos correios.
O REQUERIMENTO DEVE SER DE, NO MÁXIMO, TRÊS DISCIPLINAS ISOLADAS POR CANDIDATO.
O calendário do Poslin pode ser acessado aqui: CALENDÁRIO DO POSLIN
O processo de matrícula tem duas etapas:
1ª Etapa: protocolo ONLINE de requerimento de matrícula em disciplina isolada, no período estabelecido no calendário do Poslin, devidamente preenchido, e com todos os documentos abaixo anexados, legíveis e sem rasura, em formato PDF:
-histórico escolar da GRADUAÇÃO (NÃO é histórico/diploma de mestrado ou doutorado);
- currículo vitae (ou lattes).
ATENÇÃO: SERÁ PERMITIDO APENAS UM ENVIO DE REQUERIMENTO, NÃO SENDO POSSÍVEL ALTERAR A DOCUMENTAÇÃO ENVIADA NEM AS DISCIPLINAS ESCOLHIDAS.
O RESULTADO DA PRIMEIRA ETAPA SERÁ PUBLICADO NO SITE DO PROGRAMA NO DIA ESTABELECIDO NO CALENDÁRIO DO POSLIN. SOMENTE OS APROVADOS PRECISAM ACESSAR NOVAMENTE O SITE DO PROGRAMA PARA A CONFIRMAÇÃO DA MATRÍCULA E ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO SOLICITADA.
2ª Etapa: matrícula ONLINE na disciplina isolada, caso o requerimento tenha sido aprovado, SOMENTE nos dias estabelecidos no calendário do Programa. Nesta ocasião, o candidato aprovado deverá acessar novamente o site do Poslin para confirmar o interesse na disciplina deferida e apresentar os seguintes documentos em formato PDF:
- guia de pagamento + comprovante de pagamento da taxa de disciplina isolada (comprovante de agendamento não será aceito). Para instruções de como gerar o boleto, clique aqui;
- diploma ou comprovante de conclusão da GRADUAÇÃO (frente e verso) (NÃO é histórico/diploma de mestrado ou doutorado) (em caso de comprovante que não seja o diploma, deve constar a data da colação de grau);
- carteira de identidade e CPF;
- último contra-cheque e autorização da chefia, no caso de servidor da UFMG. Lembramos que o servidor da UFMG é isento do pagamento da taxa de matrícula;
- passaporte com visto temporário de estudante ou permanente válidos, se estrangeiro.
ATENÇÃO: Antes de efetuar o pagamento da taxa de matrícula verifique se sua matrícula foi aceita. Lembre-se também que alunos com vínculo ativo com a UFMG não podem cursar disciplinas na modalidade isolada.
Além da aprovação do professor da disciplina, é preciso que o candidato atenda a todos os requisitos para cursar as disciplinas isoladas, caso contrário a matrícula não será efetivada.
EM HIPÓTESE ALGUMA SERÁ DEVOLVIDA A TAXA DE MATRÍCULA
O requerente que obtiver deferimento receberá somente 01 (um) número de matrícula e pagará apenas uma taxa.
O candidato aprovado que não acessar o site do Poslin nas datas etabelecidas no calendário do Programa, confirmando seu interesse e apresentando a documentação solicitada, não terá sua matrícula efetivada.
Após a segunda etapa, a secretaria divulgará uma lista final contendo os nomes dos candidatos e o resultado da segunda etapa. Só serão efetivadas as matrículas dos candidatos que apresentarem corretamente a documentação listada acima.