Resumo |
Nesta pesquisa averiguamos como os professores de Inglês percebem que o processo de ensino-aprendizagem pode promover letramento crítico entre adultos e jovens campesinos e suburbanos, frente ao processo de globalização e expansão das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Tendo em vista a responsabilidade social desta pesquisa, conforme Celani e Costa, a geração dos dados que compuseram o corpus deste estudo se deu mediante o oferecimento do curso de formação continuada para professores 'EJA-Livre: Tecnologias digitais para o ensino de línguas na Educação de Jovens e Adultos', organizado em seis módulos, contemplando estudos introdutórios sobre Recursos Educacionais Abertos (REAs), Educação a Distância, Curso Online Aberto e Massivo (MOOC), Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e Gamificação, dentro da perspectiva das ciências abertas e filosofia livre. Todo o curso teve como tema inter modular a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as premissas da Educação do Campo, e esteve pautado na pedagogia freiriana, promovendo momentos de escuta aos professores participantes por meio de Relatos de Experiência Docente (RED) e proporcionando uma (auto)reflexão sobre práticas pedagógicas no ensino de inglês. Foram analisados três dos RED gerados, pelo olhar da Linguística Aplicada (Leffa, Moita Lopes, Mattos, entre outros), no que se refere aos aspectos cognitivos das emoções e valores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, com foco nos fenômenos: crença, motivação e autonomia (Barcelos, Lima, Sousa e Lourenço e Paiva), e, sob a luz da Semiótica Discursiva (Fiorin, Barros, Lara, Matte), buscamos compreender de que maneiras o Inglês é ensinado como LE ao jovem e ao adulto suburbano ou campesino do Alto Sertão da Bahia e como o ensino dessa língua, que ocupa hoje o lugar de objeto valor compartilhado pela sociedade globalizada, pode contribuir para o letramento crítico e para o exercício da cidadania frente ao processo de globalização e de desenvolvimento e expansão das TDICs. As análises mostram que a docência não é uma atividade neutra, é resultado da intereção entre contexto e emoções dos sujeitos que a praticam. O ensino de Inglês como LE na EJA em contextos rurais e suburbanos pode ser um caminho para o letramento crítico e digital aos campesinos e suburbanos, pois a Língua Inglesa se posiciona como língua de acesso aos saberes e à comunicação intermundial do mundo globalizado. No entanto, isso depende de o projeto educacional ser assistido financeira, pedagógica e politicamente de forma satisfatória, de modo que os valores institucionalizados pelas leis que regem a Educação Básica Brasileira e idealizados pela sociedade que anseia que a escola exerça seu papel de formadora, se torne realidade. Também constatamos que as crenças dos professores e alunos, geradas a parir desse contexto, regem a motivação e os níveis de autonomia influenciando fortemente no processo de ensino-aprendizagem. |
Palavras-chave |
EJA, Ensino a estudantes suburbanos e campesi, Ensino de Inglês como Língua Estrangeira, Letramento Crítico e Digital, Relatos de Experiência Docente, Semiótica Discursiva |