18 de Dezembro de 2017

Programa de Doutorado Sanduíche no exterior da CAPES

Prezados,

Está aberta a seleção 2017/2018 do Programa de Doutorado Sanduíche no exterior da CAPES, de acordo com o edital nº 47/2017, disponível em http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-exterior/programa-de-doutorado-sanduiche-no-exterior-pdse. A seleção do PDSE consistirá de análise interna no Poslin com verificação da consistência documental e análise de mérito; inscrição no site da CAPES; homologação por parte da Pró-Reitoria da UFMG e análise documental da CAPES. Serão selecionados 2 (dois) candidatos para o ano de 2018, com duração de 6 (seis) meses de bolsa para cada um deles.

As inscrições para a seleção interna acontecerão no período de 02 a 22/01/2018. Os candidatos deverão entregar, pessoalmente ou por meio de procurador (portando procuração simples), a documentação relacionada nos itens 5.3.3.1 a 5.3.3.9 do edital nº47/2017 da CAPES (com exceção dos itens: 5.3.3.1- Formulário específico de inscrição para o Programa de Doutorado Sanduíche no exterior e 5.3.3.8 - Termo de seleção de candidatura ao PDSE). Essa documentação deverá ser IMPRESSA EM DUAS VIAS e encaminhada em envelope lacrado. Não serão aceitas inscrições pelos correios (SEDEX ou outras modalidades), nem por e-mail ou FAX.

Lembramos que o cronograma de atividades solicitado na letra 'e' do item 5.3.3.9 deve prever um PERÍODO MÁXIMO DE 6 (SEIS) MESES para o ano de 2018. Caso esse período seja excedido, o candidato terá sua inscrição INDEFERIDA. No dia 29/01/2017 será publicado o resultado no site do Poslin, na forma de uma lista classificatória. Os dois primeiros alunos aprovados deverão seguir os trâmites estabelecidos no edital nº47/2017 da CAPES para a realização da inscrição junto àquela agência. Havendo novas cotas de bolsa, outros alunos aprovados poderão ser convocados.

A Coordenação do Poslin constituirá uma Comissão especialmente para a seleção dos candidatos, composta por três membros: o Coordenador do Programa, um representante discente dos pós-graduandos (doutorando) e um avaliador externo ao programa. A lista contendo os membros da comissão será divulgada no no dia 25/01/2017 no site do Poslin. No processo de seleção, a Comissão deverá levar em consideração os aspectos listados nos itens 5.2.6.1 a 5.2.6.5 do edital nº47/2017 da CAPES. Ao término do processo, será emitida uma lista classificatória com os nomes dos candidatos, e os dois primeiros colocados farão jus a bolsa.

Salientamos que o edital nº 47/2017 da CAPES deve ser lido com atenção, pois é ele que estabelece as condições e os requisitos para a inscrição.

Atenciosamente,

Profa. Glaucia Muniz Proença Lara