UFMG
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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS

Dissertações defendidas

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Aluno
Daniervelin Renata Marques Pereira
Orientador
Ana Cristina Fricke Matte
Título da dissertação
Atividades Didáticas para Ensino de Português em Ambiente Digital: uma análise semiótica
Área de concentração
(3) Linguística Aplicada
Linha de Pesquisa
(3C) Linguagem e Tecnologia
Temática
Linguagem e Tecnologia
Número de páginas
323
Data da defesa
22/01/2010
Banca Examinadora
(titulares)
Profa. Dra. Ana Cristina Fricke Matte (UFMG)
Prof. Dr. Jean Cristtus Portela (UNESP)
Profa. Dra. Gláucia Muniz Proença Lara (UFMG)
Resumo
Neste trabalho, dedicamo-nos a um levantamento de informações que se resumem a um discurso sobre o fazer e um discurso do fazer, produzidos por treze professores de disciplinas introdutórias de língua portuguesa a distância no âmbito do ensino superior. Foram utilizados: 1) um questionário com perguntas que versavam sobre a prática de ensino a distância, com destaque para a elaboração de atividades didáticas e a comparação entre as modalidades presencial e a distância; 2) atividades didáticas que nortearam a prática dos professores e 3) a interação numa disciplina online de um semestre. Por meio da semiótica francesa, analisamos os dados em busca de informações sobre a produção de sentido no texto, isto é, o que estava por trás do dizer dos professores. Como premissa dessa teoria, lidamos, aqui, com as marcas da enunciação e os efeitos de sentido produzidos no texto; por isso, eliminamos o termo 'prática' e utilizamos 'dizer do fazer', uma vez que nosso construto teórico prevê essa prática enquanto texto. Nesses textos (respostas ao questionário, enunciados das atividades e interação na disciplina online), tentamos captar a estrutura narrativa lógica no percurso dos sujeitos inscritos e como se dava sua constituição, especialmente do sujeito-professor, na relação com os outros sujeitos e com os objetos, bem como sua existência modal. As categorias enunciativas (pessoa, tempo e espaço), os procedimentos argumentativos e os percursos temáticos e seu revestimento figurativo ajudaram-nos também a compreender as especificidades do contexto retratado pelos professores. Na busca por convergências e divergências, comparamos os percursos dos sujeitos e dos temas e figuras para verificarmos as relações estabelecidas entre eles. Os resultados mostram que as divergências aparecem quando são comparados os discursos dos professores entre si e esses discursos com os da crítica. Semelhanças entre tópicos do ensino, como concepção de língua, objetivos do curso e referências, tiveram mais concordâncias, enquanto outros oscilaram mais quanto à uniformidade ou distinção entre as modalidades de ensino, como as atividades didáticas e metodologia. Há pelo menos três tipos de ocorrências mais comuns: 1) argumenta-se em favor da identidade entre esses aspectos para cursos que tenham uma mesma proposta pedagógica, 2) assume-se o emprego de elementos em comum para cursos e ambientes diferentes, embora haja uma consciência de que isso não deveria ser feito e 3) defesa de uma incursão em novas práticas sempre adaptadas ao novo meio. Nesses discursos, são refletidas concepções que não remetem apenas à voz do professor, mas à escola e, em última instância, à própria sociedade.
Palavras-chave
Atividades didáticas, Discurso, Educação a Distância Mediada pelo Comput, Ensino de língua portuguesa
Dissertação no formato PDF
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